O lateral-direito de 33 anos tem no seu currículo passagens por grandes equipes do país como Botafogo e Internacional, em relação ao Glorioso, ele aponta a chegada do novo treinador como trunfo para conquista do Brasileirão:
"Quando você tem o poder financeiro para contratar grandes nomes e melhorar a infraestrutura do clube, a evolução tende sempre a um resultado rápido e não está sendo diferente. Creio que com a chegada do Tiago Nunes, o Fogão ainda pode sim conquistar o título".
Nesse ano, Alemão jogou em 34 partidas pelo ABC e apesar do rebaixamento para a Série C, ele participou de quatro assistências no período, sobre o assunto falou:
"Tive bons números, creio que correspondia às expectativas esperada. Acho que atrapalhou mais foram as mudanças frequente de comando e não conseguimos nos adaptar. A diretoria ainda não definiu a comissão, e ainda não conversamos sobre renovação, porém estou aberto a negociar se houver o interesse da parte deles".
Os jogos perante o Guarani (19) e o Vila Nova (25) são as últimas oportunidades do elenco alvinegro pontuar e deixar uma impressão positiva para a torcida visando a temporada seguinte, pois no dia 7 de janeiro terá a Pré-Copa do Nordeste, onde a agremiação vai enfrentar o Sousa no Frasqueirão.
As definições devem acontecer nos próximos dias existindo a possibilidade da saída do treinador Argel e do executivo Marcelo Segurado.
Ao ser questionado sobre possível novo clube em 2024 e equipes estruturadas onde atuou anteriormente, fez a seguinte ponderação:
"Olha existe sim, algumas possibilidades de Paulistão, mas não tem nada certo estou negociando e esperando o mercado se movimentar, existem decisões na parte de cima e debaixo na tabela. Nos últimos anos tanto Criciúma quanto Vitória possuem estruturação mais elevada, por sempre figurar entre as séries principais, eles têm um algo a mais".