O Cruzeiro estreou com vitória no Campeonato Mineiro ao vencer o Villa Nova por 2 a 1 Estádio Castor Cifuentes, na cidade de Nova Lima. Juan Dinenno e João Pedro marcaram para a Raposa, enquanto Wendson descontou para os mandantes.
Em um jogo marcado por desfalques, em que Nicolás Larcamón precisou improvisar jogadores durante toda a partida, a Raposa se superou ofensivamente. A vitória, sofrida, faz com que o clube celeste comece a temporada com o pé direito.
Primeiro tempo
A partida começou bem morna no Castor Cifuentes, com os dois times se estudando bastante no início da partida. A partir dos 10 minutos, no entanto, a Raposa começou a controlar a partida, tendo mais posse de bola e chegando com perigo ao gol adversário.
A pressão do Cruzeiro funcionou e, aos 29, Matheus Pereira recebeu no fundo e chutou forte para o meio da área. O estreante Juan Dinenno, bem posicionado, abriu o placar para a Raposa para o primeiro grito de gol do torcedores cruzeirense.
Pouco tempo depois, aos 33, o Vila nova chegou a empatar o jogo em uma bobeira da defesa cruzeirense. Mas, para o alívio do torcedor, o VAR chamou o juiz e pegou uma falta do Caio Mancha em cima do lateral-esquerdo William.
No entanto, o VAR não pôde salvar o Cruzeiro aos 46′, quando Wesley cruzou para Wendson escorar de cabeça para o fundo das redes do goleiro Rafael. Mais uma vez, a linha de três zagueiros (com dois laterais) não conseguiu acompanhar os jogadores adversários, se mostrando o principal ponto fraco da Raposa no primeiro tempo.
📋 AS PRIMEIRAS IMPRESSÕES TÁTICAS DO CRUZEIRO DE LARCAMÓN
— Guilherme Alves (@Gui_alvesc) January 24, 2024
👉 Ofensivamente, é muito parecido com o que Larcamón implantava no León. 3-2-5 na criação, com Marlon mais afundado, Lucas Silva e Japa fazendo a ligação com o setor ofensivo.
👉 Na frente, Matheus Pereira joga mais… pic.twitter.com/sgqCJddK7y
Segundo tempo
Pro segundo tempo, inicialmente os dois times não fizeram alterações. O que mudou foi a maneira como os dois times entraram para o jogo. Se no primeiro tempo o Cruzeiro dominava, no segundo os cenários se inverteram e o Villa Nova é quem chegava com mais perigo e dava trabalho ao Rafael Cabral.
A partir dos 15 minutos, principalmente, o Cruzeiro voltou a dominar a partida e chegou com perigo ao gol do goleiro Gabriel Parra. Aos 29 minutos, o Cruzeir até chegou a balançar as redes com Ian Lucas num bate-rebate na área, mas o juiz pegou impedimento de Juan Dinenno, que na interpretação do juiz participou do lance. O detalhe para o impedimento foi a demora para o VAR, juiz e bandeirinha analisarem o lance, totalizando sete minutos perdidos.
O jogo parecia caminhar para o empate, até que aos 49 do segundo tempo, Matheus Pereira achou um lindo passe para Wesley Gasolina que escorou de cabeça para o garoto João Pedro, e 20 anos, mandar para o fundo das redes.
Próximo jogo
O próximo jogo do Cruzeiro é no sábado (27), às 16h30 contra o Athletic, na Arena do Jacaré, em Sete Lagoas. A Raposa é mandante no jogo, mas por conta de uma punição ainda no Mineiro do ano passado não poderá mandar a partida no Mineirão.