A diretoria santista anunciou nesta terça-feira, dia 9, o empréstimo do lateral direito João Lucas, ao Juventude, por um ano, sem valor de passe fixado. O jogador que chegou no início de 2023, atuou em 30 partidas, não fez gou e distribuiu apenas uma assistência. Com o Santos, seu contrato vai até dezembro de 2025.
Contratado junto ao Cuiabá por R$ 6 milhões com pagamento de forma parcelada até dezembro de 2024 por 70% dos direitos econômicos, João Lucas unca se firmou no time principal. Na ocasião, sua chegada não foi unânime no Comitê de Gestão, o que gerou certo desconforto, logo após o anúncio. Com a chegada do técnico Fábio Carille, o Santos apresentou Aderlan, ex-Red Bull Bragantino e Hayner, ex-Coritiba, e optou em não contar com João Lucas.
Para a temporada 2024, a diretoria optou em fazer uma profunda mudança no elenco. Até o momento, 12 reforços foram anunciados e mais de 10 jogadores deixaram o Santos, em definitivo ou por empréstimo. O Santos ainda tem uma lista de jogadores ‘negociáveis’, que inicialmente não fazem parte dos planos do técnico Fábio Carille, como o goleiro Vladimir, o zagueiro João Basso, o meia Lucas Lima e também o atacante Stiven Mendoza.
Em 2024, o Santos terá em disputa apenas o Campeonato Paulista e o Campeonato Brasileiro da Série B. Ao todo, o Peixe pode entrar em campo no máximo em 54 jogos. Contudo, o técnico Fábio Carille pretende trabalhar com um elenco de no máximo 35 nomes. A estreia do Santos na temporada é no dia 20 de janeiro, contra o Botafogo/SP em Ribeirõ Preto, às 18h.
Segundo o Coordenador Técnico Alexandre Gallo, a diretoria santista ainda busca apenas mais um reforço. No entanto, a única posição que não teve reforços é a de goleiro, com quem o Santos tem conversas com Tadeu, do Goiás e Marcelo Grohe, do Al-Ittihad, da Arábia Saudita.