Após a definição das eleições, que apontou Marcelo Teixeira como novo presidente do Santos a partir de 1º de janeiro de 2024, as mudanças começam a se desenhar na Vila Belmiro. O primeiro passo certamente será definir a nova comissão técnica, que terá a missão de fazer o time voltar a disputar o Campeonato Paulista, não apenas para se manter na elite, mas buscando o título. O outro desafio santista será inédito, a disputa da Série B em 2024.
A nova diretoria busca nomes para iniciar seu trabalho no Santos. Inicialmente Juan Pablo Vojvoda e Tiago Carpini foram os primeiros nomes ventilados na Vila Belmiro. Segundo informação do portal Meu Peixão, outro nome que surgiu e as conversas foram iniciadas, foi o de Antonio Oliveira, técnico do Cuiabá. O comandante do Dourado fez um bom trabalho em 2023 e o novo presidente santista entende que pode ser um bom nome para a próxima temporada. O técnico do Cuiabá dirigiu o time na Série A em 2023, garantiu o time na elite do futebol e alcançou vaga na Copa Sul-Americana.
Durante a entrevista após os resultados das eleições, Marcelo teixeira falou sobre os próximos passos para definir os profissionais que vão trabalhar em 2024.“Não vou citar nomes porque não depende de mim, Marcelo Teixeira, definir profissionais. As equipes de transição avaliarão bem tudo que hoje existe em contratos vigentes. Com esses dados, vamos fazer essas definições. Terminado o processo eleitoral, nós somos todos santistas. Não existem mais chapas.”
A diretoria quer resolvver rapidamente o nome do novo técnico, para após definir o elenco. O atual elenco deve ser avaliado e posteriormente será feita uma lista de dispensas e reforços para 2024.
Para 2024, o Santos terá o Campeonato Paulista e o Campeonato Brasileiro da Série B. O time precisa buscar ficar entre os 4 melhores no Paulista, para em 2025, retornar à Copa do Brasil. Já competições internacionais, o Santos vai retornar apenas em 2026.