A temporada do futebol brasileiro em 2023 está chegando ao fim, e com apenas mais uma rodada para ser disputada no Brasileirão, alguns clubes já sabem seus destinos para o ano de 2024. Em meio a isso, os bastidores do futebol nacional voltaram aos holofotes.
Segundo informações de Athos Moura, do jornal O Globo, a justiça retira Ednaldo Rodrigues da presidência da CBF e nomeia José Perdiz, presidente do STJD, como interino por 30 dias até uma nova eleição seja feita na entidade.
Os Desembargadores entenderam que o Ministério Público não tinha legitimidade para interferir nos assuntos da CBF por se tratar de uma entidade privada, o que acabou rendendo o afastamento do presidente da confederação. A decisão foi unânime, e a CBF vai recorrer ao STJ para evitar a mudança.
Contudo, segundo informações de Pedro Ivo Almeida, jornalista da ESPN, Ednaldo está pressionado na CBF, devido às alegações, e decidiu agir nos bastidores contra a decisão da Justiça.
Dessa forma, Ednaldo acionou FIFA e Conmebol, pedindo que as entidades reforcem a possibilidade de sanções em caso de mudanças na confederação por ordem da Justiça Comum. Ambos os órgãos internacionais responderam o presidente da CBF através de cartas que reforçam essa hipótese.