São três décadas de muitas histórias e formações diferentes.
O início foi com o Migthy Morphin Power Rangers. A obra original da Saban Entertainment fez tanto sucesso que teve o primeiro filme no final desse período.
Foi um ano desmembrado em duas partes. O primeiro foi Mighty Morphin Alien Rangers e a outra parte chamada de Zeo. Serviu como continuação do projeto anterior.
Turbo e No Espaço representam um novo formato na série. Os aliados e vilões são bem definidos. As temporadas conversam entre si.
Chegando no final do século XX aparecem Galáxia Perdida e O Regaste. É considerado um período clássico com a presença do Titanium Ranger (Ryan Mitchell).
A Força do Tempo e Animal foram bastante presentes. O ator principal da segunda versão se envolveu em uma confusão no ano de 2015.
As novas temporadas foram Tempestade Ninja e Dino Trovão. O último citado contou com o retorno do ex-lutador de MMA, Jason David Frank .
SPD, Força Mística, Operação Ultraveloz, Fúria da Selva e RPM são as últimas temporadas com um número de capítulos menores.
Os últimos anos tiveram um trabalho mais longo, apesar disso é menos lembrado do que a parte antiga. Samurai e Megaforce estiveram presentes no período.
Dino Charge e Aço Ninja seguem a tônica do terceiro filme da saga.
A Hasbro chegou ao domínio da série e colocou a Morfagem Feroz, Dino e Cosmic Fury como as temporadas atuais. São 30 anos ao total.