O Batman é um personagem que com certeza já passou por muitos momentos históricos, não é à toa ele continua sendo um herói tão relevante nos dias de hoje, seja nos cinemas, games, animações e HQs.
Mas foi em seu formato original onde tivemos um de seus momentos mais memoráveis, dentro da narrativa e também na vida real. Afinal, esse momento trágico só aconteceu por causa dos fãs: a morte do Robin!
Sim, os DCnautas são responsáveis diretos pela trágica morte de Jason Todd, que assumiu o posto de novo Robin nos anos 80.
O grande problema foi que o personagem passou a ser muito odiado pela maior parte dos fãs, algo que a DC estava totalmente ciente na época.
Sob o comando do editor Dennis O’Neil e do icônico roteirista Jim Starlin, a maior jogada de marketing dos quadrinhos em muitos anos foi montada.
Com a ideia de resolver esse grande descontentamento com Todd, eles sabiam que alguma mudança precisava ser feita. Seguindo uma antiga vontade de Starlin, veio a opção de matar o Robin.
Mas a morte não poderia acontecer de maneira leviana. Portanto, eles jogaram a decisão final nas mãos dos leitores. Na edição #427 do Batman, o Batman chega ao galpão onde seu aprendiz e ajudante estava preso, assim que tudo explodia.
Na capa de trás, o aviso dava ao público a missão de salvar ou matar Jason, com dois números de telefone disponíveis. Um era para salvar o Robin, o outro para matar.
Os dois números ficaram ativos por 35 horas nos EUA e Canadá, a partir da manhã do dia 15 de setembro. Este foi um momento histórico na relação com os fãs. Como todos sabem, o número para matar o Robin registrou mais ligações e ele foi morto.
Jason Todd não é o Robin mais querido dos fãs, mas toda essa treta acabou gerando outra reviravolta mítica no universo Batman, com o retorno de Todd como o Capuz Vermelho!