Confira as 13 participações do Atlético-MG na história da Copa Libertadores da América
A primeira participação veio em 1972, com o título brasileiro de 1971. Nesta edição, o Galo caiu na fase de grupos, como lanterna do grupo 3.
A segunda participação veio em 1978, e o Galo acabou eliminado na segunda fase de grupos, que valia como semifinal do torneio, em um triangular com Boca Juniors e River Plate
Na temporada de 1981, o Galo foi eliminado em um jogo polêmico, tido como o maior roubo da história do futebol, diante o Flamengo, em desempate na liderança do grupo na fase de grupos.
De volta ao torneio em 2000, o Galo seguiu até as quartas de finais, quando caiu para o Corinthians, que foi eliminado nas semifinais do torneio.
13 anos depois, o Galo voltou ao torneio pela 6º vez e foi até o final. Com um duelo difícil e decidido nos pênaltis contra o Olímpia, o Galo levou o inédito título para casa.
Como atual campeão, a campanha alvinegra em 2014 parou nas oitavas de finais, após muitas reclamações dos torcedores a respeito de decisões da arbitragem. O Galo caiu para o Atlético Nacional da Colômbia
Em 2015, o time alviengro chegou forte no torneio, mas parou no Internacional, nas oitavas de final daquela edição.
De volta em 2016, o Galo era um dos favoritos ao título continental, mas a eliminação em casa para o São Paulo nas quartas de final, acabou frustrando os torcedores.
A última participação da sequencia, o Galo parou nas oitavas diante do Jorge Wilstermann, da Bolívia, a grande zebra da fase eliminatória.
Após quase 40 anos, o Galo voltou a cair na fase de grupos da Libertadores, e foi direto para a Copa Sul-Americana. Seus adversários foram o Zamora, o Nacional e o Cerro Porteño.
O ano mágico do triplete alvinegro poderia ter sido ainda maior, caso o time tivesse conquistado a Libertadores. Em uma campanha histórica eliminando Boca e River, o Galo caiu nas semifinais para o Palmeiras.
Na última edição, o Galo voltou a enfrentar o Palmeiras, dessa vez nas quartas de final, e acabou eliminado novamente, só que dessa vez nos pênaltis.