Vingadores: Ultimato, a 2ª maior bilheteria da história do cinema, ainda é o evento definitivo da Marvel Studios, filme que reuniu o maior número possível de heróis na revanche contra o Thanos.
E tantos momentos épicos e despedidas emocionantes, o herói que acaba roubando a cena no filme é o Capitão América, com Chris Evans entregando sua performance mais carismática na pele do personagem.
Mas sempre houve uma grande dúvida no desfecho do personagem, que muitos consideravam um furo na trama do filme. Isso porque, ele volta ao passado para devolver as Joias do Infinito, mas fica por lá e vive sua via ao lado de Peggy.
Após isso, ele aparece novamente na cena idoso, dizendo que viveu sua vida e entrega o seu escudo para Sam Wilson.
Mas como o Steve Rogers conseguiu retornar para a linha do tempo principal, e ainda por cima fora da máquina desenvolvida pelos Vingadores?
Os diretores seguiram a explicação dada pelo próprio filme, de que quando você volta no tempo você acaba criando uma linha do tempo alternativa, seguindo em uma realidade que não altera a linha do tempo principal.
Ou seja, o Capitão viveu ao lado da Peggy em uma outra linha do tempo e depois deu algum jeito de retornar para a linha do tempo principal para entregar o escudo ao Sam.
Já os roteiristas alegaram que Steve permaneceu na linha do tempo principal, vivendo ali uma vida com a Peggy. Segundo eles, sua volta no tempo não criou uma ramificação na linha do tempo porque ele sempre deveria estar lá, no passado.
Agora, após explicações oficiais que discordavam uma da outra, a resposta definitiva parece ter vindo com a 2ª temporada de Loki.
Enquanto Ultimato aposta que a viagem no passado não pode alterar o presente, Loki traz outro conceito. Na nova temporada vemos o Deus da Mentira sofrendo um deslize temporal, onde ele passeia entre o passado e o presente.
Na série Loki interfere nos eventos passados, já que ele está conversando com o Ouroboros no passado tentando buscar uma solução para seu problema.
Com isso, Ouroboros do presente acaba tendo novas lembranças… que estavam sendo criadas ‘naquele’ momento. Pelas regras de Vingadores: Ultimato, isso é algo que NUNCA poderia acontecer.
Com tudo o que aconteceu na série, parece que a resposta dos roteiristas de Ultimato é a que estava correta, de que o Capitão voltou ao passado e criou toda uma nova vida ao da Peggy ainda dentro da linha do tempo principal.