O técnico Diego Aguirre aproveitou sua primeira semana cheia no comando do Santos, para fazer testes e mudanças, afim de melhorar o desempenho da equipe em campo. Na última rodada, o Peixe foi goleado pelo Fortaleza por 4 a 0 na Arena Castelão, e fechou o primeiro turno apenas na 17ª colocação, com 18 pontos.
O técnico santista fez vários testes durante a semana, tanto de esquema tático, quanto de jogadores. Os primeiros treinos, foram no 4-4-2, com variações para o 3-5-2 e até o 4-3-3. Para o jogo contra o Grêmio, Aguirre terá o retorno dos titulares João Paulo, Lucas Lima, Stiven Mendoza e também Marcos Leonardo.
O recém contratado Tomás Rincón, teve seu nome pulbicado no BID da CBF na última sexta-feira e é opção para a partida. Da mesma forma, Soteldo também fica apenas como opção para a sequência da partida.
Os três primeiros, retornam de suspensão pelo terceiro cartão amarelo. Já Marcos Leonardo, não atuou contra o Fortaleza, forçando sua venda à Roma. A diretoria não aceitou os valores oferecidos pelo clube italiano, e partiu do jogador, pedir para retornar à equipe.
Na partida contra o Grêmio, vão jogar pendurados os titulares Joaquim e Lucas Braga. No banco, Messias, Gabriel Inocêncio, Camacho e Dodi, também estão pendurados com dois cartões.
Desta forma, o Santos deve ir a campo com João Paulo; Joaquim, João Basso e Alex Nascimento; Rodrigo Fernández, Dodô, Jean Lucas, Lucas Braga e Lucas Lima; Marcos Leonardo e Stiven Mendoza. O jogo terá a arbitragem de Paulo Cesar Zanovelli da Silva (FIFA/MG), com o auxílio de Celso Luiz da Silva (MG) e Luanderson Lima dos Santos (FIFA/BA). O árbitro de vídeo será Emerson de Almeida Ferreira (MG).