Marvel ou DC? A qual editora pertence o nome Capitão Marvel? 

CAPITÃO MARVEL

O nome Capitão Marvel é famoso no mundo inteiro devido à grande variedade de heróis com esse codinome, mas desde sua origem, o nome tem sido alvo de processos e brigas entre as editoras rivais, Marvel e DC, até parar nas mãos da Marvel de forma permanente. Vem com a gente conhecer essa história 

ORIGEM DO NOME 

O nome originalmente pertencia ao alter ego de Billy Batson, que foi criado pela editora Fawcett, nos anos 40. Porém, devido a grande popularidade do personagem e sua crescente fama, a DC Comics não gostou nada disso e alegava que o até então Capitão Marvel era na verdade uma cópia de seu maior herói, o Superman. 

Fim da Fawcett

Com isso, a DC entrou com um processo por plágio, e o personagem acabou caindo no limbo durante anos. Após esse acontecimento e sem seu maior herói, a  Fawcett declarou falência e  precisou encerrar sua publicação em meados dos anos 50, deixando o nome vago no mundo dos heróis. 

Shazam 

Anos após a queda da Fawcett e o esquecimento do Capitão Marvel, a DC aproveitou a brecha e adquiriu os direitos do personagem, e em 1972, o herói e toda a família Marvel fizeram sua estreia na editora, agora sob a alcunha de Shazam, o herói com os poderes dos deuses.  A mudança de nome veio devido a aquisição da Marvel sob os direitos do nome.

Capitão Marvel 

Diante disso, a Marvel criou em 1968, o primeiro Captain Marvel de sua história, o guerreiro Kree Mar-Vell, que se tornou um pilar da editora e é um dos personagens clássicos da Era de Bronze dos quadrinhos.  Protagonista em grandes aventuras e participando de sagas como a saga do Infinito, o herói acabou sendo morto em 1982, quando perdeu a batalha para o câncer

Monica Rambeau

Com a morte de um de seus pilares editoriais, a Marvel acabou passando esse legado à frente, e no mesmo ano, 1982, a editora lançou a nova Capitã Marvel, que dessa vez era a Monica Rambeau.  O lançamento foi para assegurar os direitos do nome, o que só seria possível caso a Marvel Comics estivesse publicando HQs do título periodicamente

Carol Danvers

Ao mesmo tempo que o herói Mar-Vell fazia seu legado como Capitão Marvel, e após sua morte, Monica Rambeau assumiu o posto, a Marvel tinha uma famosa heroína, a Ms.Marvel, que é a nossa querida Carol Danvers. A época, Carol era apenas uma heroína derivada do Capitão, mas logo cresceu independente do heroi e se tornou um pilar da editora. 

Photom 

Porém, dentro do Universo Marvel, Monica nunca gostou do seu codinome, e preferia mudar para algo que a representasse mais, porém, Capitã acabou sendo propagado pela mídia contra sua vontade. Anos mais tarde, Monica descobriu que o nome pertencia originalmente a Mar-Vell e não quis carregar o legado, já que nem conhecia o herói Kree. Em 1995, a heroína assumiu o manto de Photom. 

Novo Capitão? 

Com a mudança do nome heroico de Monica, a Marvel então começou a busca um novo herdeiro para o legado, uma vez que poderia perder o título de Capitão Marvel para a editora rival.  Durante os anos 2000, o nome passou por alguns personagens, todos infelizmente com títulos sem muita expressão.  

Novo Capitão? 

Como é o caso dos filhos de Mar-Vell: Genis-Vell (1995-2004) e Phyla-Vell (2004-2006), além de Khn'nr, que era uma cópia Skrull de Mar-Vell (2007-2008). Por fim, Noh-Varr (2009-2010) foi o último herdeiro Kree do nome, que acabou ficando com uma personagem já consolidada e que tinha fortes ligações com o falecido herói original. 

A Capitã Marvel

Ms Marvel desde 1970, Carol Danvers passou por uma grande mudança em 2012, e se tornou a Capitã Marvel, nas mãos da escritora Kelly Sue DeConnick.  Após essa reformulação, Carol Danvers se tornou um pilar da nova fase da editora, se tornando líder dos Vingadores e protagonistas de grandes sagas, como Guerra Civil 2 e Guerras Secretas 2015

Brie Larson 

Com um novo visual, a heroína se tornou a personagem mais popular a carregar o título, ganhando sua versão cinematográfica e sendo destaque também em outras mídias, como jogos e animações. Hoje, ela é a dona do nome em definitivo, seja nas HQs, ou nos Cinemas, além é claro, de ser famosa mundialmente, devido à sua representação nos filmes por Brie Larson. 

E a DC? 

Mesmo com seu Capitão tendo mudado de nome para Shazam, a DC comics vira e mexe faz uma referencia ao antigo codinome do herói, o chamando de Capitão Marvel em algumas dublagens, ou histórias, mas apenas em rápidas menções, uma vez que o nome pertence à editora rival atualmente.