O Capitalismo venceu a guerra ideológica nos anos 80 e 90 e se consolidou como o grande sistema econômico mundial, pouquíssimos países não segue a a doutrina hoje em dia.
Hoje, 6 países se autodeclaram socialistas, mas não necessariamente seguem a risca a doutrina, caso da gigante China por exemplo. A Versus lista os países que ainda não se renderam ao modelo econômico mais comum.
Entre esses seis países, alguns seguem mais a doutrina na questão de controle financeiro, outras apenas a parte ideológica da coisa.
A China é um caso diferente dos demais. Apesar de ter uma ideologia socialista, tem economia aberta e é uma das maiores potências mundiais.
Cuba é um país que leva a parte econômica da doutrina mais a sério, a ponto de ser alvo de sanções de alguns países.
O mais socialista entre os socialistas, a Coreia do Norte é a nação mais fechada do mundo, Pouco se sabe sobre o que acontece por lá, mas se tem um certeza, a doutrina é levada a sério.
A vitória na Guerra do Vietnã, fez com que o país unificado seguisse as doutrinas socialistas desde então.
A vitória na Guerra do Vietnã, fez com que o país unificado seguisse as doutrinas socialistas desde então.
O Sri Lanka é mais um dos países que seguem a doutrina de forma superficial.
A União Soviética e a Alemanha Oriental são os exemplos mais famosos de países socialistas que tiveram algum sucesso, mas ambos acabaram desmantelados com um tempo.