Você já se perguntou quando teria ocorrido o primeiro beijo entre humanos? Para especialistas das universidades de Copenhague, na Dinamarca, e de Oxford, no Reino Unido, esta é uma questão científica.
Um novo estudo, publicado na revista Science, aponta que o beijo já fazia parte da vida das pessoas há 4.500 anos, no Oriente Médio.
Um novo estudo, publicado na revista Science, aponta que o beijo já fazia parte da vida das pessoas há 4.500 anos, no Oriente Médio.
Segundo os pesquisadores, na antiga Mesopotâmia, as pessoas escreviam em escrita cuneiforme em tabuletas de argila. Muitos milhares dessas tabuletas sobreviveram até hoje e contêm exemplos claros de beijos.
O estudo ainda conclui que o beijo era considerado parte da intimidade romântica nos tempos antigos, assim como o beijo podia fazer parte das amizades e das relações familiares.
“Na antiga Mesopotâmia, as pessoas escreviam em escrita cuneiforme em tabuletas de argila. Muitos milhares dessas tabuletas sobreviveram até hoje e contêm exemplos claros de que o beijo era considerado parte da intimidade romântica nos tempos antigos, assim como o beijo podia fazer parte das amizades e das relações familiares”, diz um comunicado.
O especialista Arbøll, responsável pelo comunicado anterior, argumenta que o beijo não deve ser considerado um costume que se originou exclusivamente em uma única região e se espalhou a partir daí.
Segundo ele, o ato parece ter sido praticado em várias culturas antigas ao longo de vários milênios.
Na pesquisa, dois tipos de beijo são diferenciados: o beijo amigável-parental e o beijo romântico-sexual. O segundo caso, evoluiu com o objetivo de avaliar aspectos da adequação de um parceiro em potencial.