Nos animes japoneses, o protagonista sempre toma a frente da ação e costuma lutar e muitas vezes matar seu inimigo para salvar o dia, seus amigos e até o universo.
Em Dragon Ball por exemplo, personagens como Goku e Vegeta não deixam de matar um inimigo quando isso se faz necessário.
Os Cavaleiros de Bronze, em Cavaleiros do Zodíaco são outros que até tentam resolver os conflitos pacificamente, mas matam quando necessário.
Tudo mudou quando Naruto foi lançado. Apesar de ser um personagem com uma infância complicada e que tinha todo background para se tornar vilão, Naruto se tornou um dos heróis mais queridos do mundo do entretenimento.
Naruto é um personagem que não foge de um conflito, mas ficou famoso por ter o costume de preferir derrotar seus adversários usando palavras ao invés de punhos e jutsus.
As lutas mais famosas onde as palavras de Naruto foram capazes de derrotar o adversário e mudá-los foram seus duelos contra Gaara e Nagato/Pain.
Nem sempre palavras resolvem e quando precisou lutar, Naruto ajudou a vencer diversos adversários. Mais notavelmente Haku, onde cabe a Kakashi somente aplicar o golpe final.
Naruto usa o RasenShuiriken pela primeira vez em Kakuzu, destruindo dois corações do vilão. Mas novamente, Kakashi é responsável por aplicar o golpe fatal no ninja da Akatsuki.
Porém durante toda a saga de Naruto Cláasico de Shipudden apenas um personagem encontrou seu fim nas mãos do Uzumaki.
Yura era um ninja da Areia enviado pela Akatuski como espião, Disfarçado como Itachi ele provocou Naruto e foi atacado e morto pelo protagonista, que só depois percebeu o erro que tinha cometido.