Apesar de muitos considerarem que a Serie A Italiana experimenta um "declínio técnico" nos últimos anos, representantes do futebol italiano estão fazendo bonito nas competições continentais nesta temporada.
Além de emplacar um semifinalista na Conference League (Fiorentina) e outros dois na Europa League (Roma e Juventus), o Calcio conta com dois semifinalistas da Champions League: Milan e Inter de Milão.
Necessariamente um deles estará na grande decisão do torneio mais importante do Velho Continente, já que os arquirrivais de Milão se enfrentam. Além disso, o futebol italiano pode contar ainda com finalista em todas as outras competições.
Já no aquecimento para o jogo da volta entre Inter e Milão, separamos algumas curiosidades para vocês do clássico, elencadas pelo site 90min. Veja à seguir:
Os dois gigantes de Milão estão conectados desde a fundação: a Internazionale (1908) nasceu de uma "cisão" do Milan (1899). Divergências internas sobre utilização ou não de jogadores estrangeiros culminaram na ruptura.
Milan e Inter de Milão mandam suas partidas no mesmo estádio, mas os Rossoneros o chamam de San Siro, região na qual está localizado; já os Nerarruzzi chamam de Giuseppe Meazza, nome do primeiro grande ídolo da história interista.
O primeiro clássico entre Milan e Inter de Milão de que se tem registro aconteceu em 1908, na grande final da Copa Chiasso. Na ocasião, o Rossonero levou a melhor em um jogo duro e muito disputado: 2 a 1.
Paolo Maldini, considerado por muitos como o maior zagueiro de todos os tempos, só atuou no Milan durante sua carreira, disputando 56 edições do Derby della Madonnina, sendo recordista.
Este não é o primeiro clássico em uma fase tão aguda da Champions. Em 02/03 Milan e Inter duelaram nas semis. O Milan classificou de forma controversa: dois empates, avançando pelo critério do "gol fora", mas com os dois jogos no mesmo estádio.