Dragon Ball é o anime mais popular da história, os fãs tiveram grande influência em como a história do anime correu, principalmente entre Dragon Ball e Dragon Ball Z.
Criado de Dragon Ball, Akira Toriyama ficou conhecido por ter ideias em cima da hora e escrever seus mangás a medida que as ideias surgiam em sua cabeça.
Desde o início Goku se estabeleceu como o protagonista da trama. Um garoto que amadureceu diante dos olhos do telespectador e se tornou um protagonista disposto a se tornar o homem mais forte do universo.
Toriyama disse que a visão que o público teve de Goku foi diferente da que ele esperava. Segundo o escritor, ele enxergava Goku inicialmente como um homem disposto a arriscar o bem estar de seus amigos e sua família somente para provar que ele é o mais forte.
Após Goku protagonizar Dragon Ball e a saga dos Sayajins e Freeza em Dragon Ball Z, Toriyama pretendia dar um novo frescor a história e a saga de Cell foi escolhida para isso.
Boa parte da Saga de Cell é focada em Goku tentando extrair todo o potencial de seu filho Gohan, para fazer com que ele derrote Cell e salve a terra.
Goku se sacrifica durante a luta contra Cell e Gohan derrota o vilão. Quando os amigos tentam ressucitar Goku com as esferas de Namekusei, o Saiyajin se recusa a retornar a Terra, dizendo que é melhor que continue morto para manter o planeta a salvo.
O início da saga de Buu mostra bem a ideia original. Gohan assumiria o posto de protagonismo. Goten foi criado para satisfazer os saudosistas de Goku, que seguiria ativo na série, mas no outro mundo, servindo apenas como um mentor a distância para os filhos.
Porém, os fãs imploraram por um retorno de Goku ao protagonismo, o que fez com que Toriyama trouxesse o Saiyajin de volta à vida durante a saga de Majin Boo, colocando em um papel central na trama, juntamente com Vegeta.
Gohan até teve algum desenvolvimento durante a saga Boo, atingido o nível místico, mas acabaria esquecido pouco depois. Goten, pouco evoluiu no período, sendo basicamente esquecido.