Na última sexta-feira, dia 5 de maio, o futebol francês parou em todos os níveis do profissional no país. Isto porque, a lei de 20 de outubro de 2021, prevê que nenhum duelo seja realizado nesta dia por conta de uma tragédia.
Neste dia, antes do início da partida entre Bastia e Olympique de Marseille, pela semifinal da Copa da França, a parte superior de uma arquibancada provisória do Estádio Armand Cesaride, em Furiani, desabou.
A tragédia aconteceu no mesmo dia, em 1992, e não se joga futebol nesta data em homenagem às vítimas da tragédia Furiani. Vamos te contar sobre o que aconteceu neste dia e local.
A queda causou a morte de 19 pessoas e feriu mais de 2 mil.
Em 2021 o parlamento francês aprovou a lei que modificou o código esportivo para que “nenhuma partida ou evento esportivo” seja disputada em 5 de maio.
Para o futebol amador, feminino ou categorias de base, o texto prevê a realização de um minuto de silêncio e o uso de uma braçadeira preta em homenagem às vítimas.
Em caso de o dia 5 de maio cair em alguma data de jogos de times franceses pelas competições europeias, as partidas são disputadas normalmente.
No ano passado, por exemplo, o dia 5 de maio caiu em uma quinta-feira, data programada para acontecer os jogos da Europa League e da Conferência League. O Olympique de Marseille jogou normalmente.
Neste ano, após a pausa do dia 05, o futebol francês retornou normalmente no dia seguinte, com jogos pela Ligue 1 e pela segunda divisão nacional.