O próximo dia 30 de junho de 2023 vai encerrar uma discreta passagem de Mariano Díaz pelo Real Madrid, cria do clube, o atacante nunca conseguiu atingir o nível esperado dele e foi relegado a motivo de piada na internet.
O atacante dominicano chegou ao Real em 2012, para o time C, passando por todas as divisões de base do clube, com algum destaque, mas nada que enchesse os olhos.
A temporada de 2015/2016, foi o boom que Mariano precisava na carreira. Foram 27 gols em 33 jogos disputados pelo Real Madrid Castilla. Na temporada seguinte seria promovido ao time principal.
Em sua primeira temporada no time principal do Real, Mariano fez poucas partidas, 14, marcando 5 gols e dando 1 assistência. O desempenho chamou atenção do Lyon, que contratou o jogador para temporada seguinte.
Em sua única temporada pelo Lyon, Mariano marcou 21 gols em 44 jogos, contribuindo com 5 assistências e sendo o principal atacante da equipe francesa. O Real Madrid não perdeu tempo e acionou a cláusula de recompra do atacante.
Com a saída de CR7, Mariano herdou a lendária camisa 7 do Real Madrid e era tido como substituto do craque. Um peso muito grande para carregar. Foram 19 jogos com apenas 4 gols marcados.
No segundo ano após seu retorno, Mariano perdeu a camisa 7 e perdeu espaço. Foram 7 partidas com 1 gol marcados e sem assistências.
Foi a temporada onde Mariano mais atuou pelo Real Madrid. Foram 22 jogos com apenas 1 gol marcado.
Mariano fez a metade dos jogos da temporada anterior, marcando novamente, uma única vez.
Na atual temporada, Mariano soma 10 partidas sem gols e sem assistências.