A Saga Cell é tida por muitos fãs como a melhor de Dragon Ball Z, por mostrar o crescimento de Gohan, além de trazer um dos vilões mais poderosos de todo o anime.
Porém um elemento que envolve viagem no tempo é esquecido por boa parte dos que assistiram o desenho. Uma mudança que mudou completamente o enredo da série, acaba sendo deixada de lado. A Versus lembra.
A saga de Cell se inicia quando Freeza e seu pai chegam a Terra em busca de vingança contra Goku, por conta do que ocorreu na saga Freeza.
Trunks chega pouco depois de Freeza e Rei Cold, mata os dois facilmente e avisa aos guerreiros Z que Goku chegará em 3 horas. Ali Trunks mudava o passado pela primeira vez, visto que Goku é quem mataria Freeza e seu pai.
Quando Goku chega, Trunks explica a ele que é o filho de Vegeta e Bulma vindo do futuro e que sua volta ao passado tem o objetivo de alertar Goku e seus amigos sobre um futuro catastrófico que os aguarda.
No futuro de Trunks, os Androides 17 e 18 mataram seu criador, o Dr. Gero e espalharam o caos pelo mundo, destruindo cidades e matando todos que encontravam pela frente.
Goku morre com uma doença cardíaca e todos os Guerreiros Z, também perecem 1 a 1, até que sobram somente Gohan e Trunks em vida.
Como Piccolo morreu, Kami Sama morreu também, o que fez com que as Esferas do Dragão deixassem de existir.
Gohan então treina Trunks, mas impede que ele enfrente os Androides. No meio termo, Gohan é continuamente superado pelos robôs e até perde um braço no processo.
Até que uma noite, Gohan decide enfrentar os androides sozinho e é finalmente superado e morto O que leva Trunks a se tornar Super Sayajin pela primeira vez e o faz voltar ao passado, onde ficar durante toda a saga Cell.
Depois de voltar ao seu tempo após o fim da saga Cell, Trunks dá um fim definitivo nos Androides, além de matar Cell antes que ele retorne ao passado. Reestabelecendo a paz em seu tempo.