O filme do Adão Negro, estrelado por Dwayne “The Rock” Johnson, foi uma das grandes apostas da Warner Bros. Discovery para o ano passado, com um orçamento de mais de 200 milhões de dólares, superando muitas outras grandes produções cinematográficas.
O objetivo era alcançar um grande sucesso de bilheteria, capaz de justificar todo o investimento aplicado. Afinal, apenas por ter atores como Dwayne Johnson e o "retorno" de Henry Cavill, a Warner Bros esperava que o filme fosse um sucesso entre o público.
No entanto, o resultado final acabou ficando abaixo do esperado, com arrecadação global de 393 milhões de dólares após o lançamento em novembro de 2022.
Essa receita foi considerada decepcionante em comparação ao orçamento da produção, levando muitos analistas da indústria a declararem que o filme foi um prejuízo.
De acordo com um relatório antigo da Variety, o filme precisaria ter arrecadado pelo menos 600 milhões de dólares para cobrir seus custos.
Ou seja, no total o filme deu um prejuízo de, nada mais nada menos, que 207 milhões de dólares para a Warner e o DC Studios.
Para produções desse nível, é necessário um marketing global que normalmente custa cerca de 100 milhões de dólares. Por conta da pandemia, isso foi reduzido para 80 milhões de dólares.
No total, então, o filme teria um gasto de 275 milhões de dólares. E, além disso, os cinemas ficam com cerca de 50% do valor dos ingressos.
Mesmo se o filme tivesse arrecadado 600 milhões de dólares, não teria gerado lucros extras para os produtores.
A Warner Bros. contestou a análise da Variety, afirmando que, para não ter prejuízo, Adão Negro precisaria ter uma renda de pelo menos 400 milhões de dólares. Mesmo assim, teria dado prejuízo.