As primeiras espécies ancestrais do homem habitaram o planeta há milhões de anos. A humanidade como conhecemos é composta pela espécie Homo sapiens, como é de conhecimento da maioria das pessoas, e surgiu entre 400 mil e 100 mil anos atrás.
Porém, o que poucos sabem, ou ao menos não se lembram, é que a verdadeira “evolução” da humanidade se deu a partir do momento em que os seres humanos deixaram de ser nômades e passaram a estabelecer vilas, e consequentemente sociedades.
No entanto não foram todas as civilizações que perduraram ao longo dos milênios até os dias de hoje. Guerras, disputas e pragas dizimaram muitas sociedades que já existiram.
Listamos à seguir algumas das sociedades que foram quase esquecidas pela humanidade, ou que somente agora foram descobertas pelos cientistas.
Esse povo é considerado por muitos como ancestral direto dos povos árabes. Sua localização é tida como composta pelos países da Jordânia e de Israel, sendo que eles viveram cerca de dois séculos d.C.
Da civilização de Sanxingdui, que viveu na atual cidade de Guanghan, China, sabe-se muito pouco. Por meio de achados e algumas relíquias, estima-se que essa civilização viveu por volta dos séculos 11 a 12 a.C.
Viveram na Cordilheira dos Andes. Porém, eles não chegaram a cruzar com os Incas. Essa civilização possuiu um grande desenvolvimento na agricultura, comércio e educação e viveu por volta de 3.000 a 1.800 anos a.C.
Pertencente à região da Etiópia. Reconhecidos por serem comerciantes com a Índia e outros reinos mediterrâneos da época. Porém, não resistiu ao surgimento do Islã e à queda de Roma. Viveram por volta dos séculos I a VII d.C.
Dominava a região da Moldávia, Ucrânia e Romênia. É conhecido como fundador das primeiras civilizações europeias. Viveram por um milênio, entre 4.500 a 3.000 a.C.