GIGANTES LONGE DAS ELITES DOS CAMPEONATOS ESTADUAIS

Nada é fácil no mundo do futebol, e se o trabalho interno não for bem feito, a crise pode chegar. E ela chegou para vários outrora vencedores em seus estaduais, que hoje estão longe dos holofotes. Confira a lista dos principais clubes fora de seus estaduais em 2023!

Situação crítica

O Paraná, que já nasceu grande após uma fusão entre Pinheiros e Colorado, vive a pior crise de sua história. Sem divisão nacional, a gralha terá a segunda divisão paranaense como principal torneio em 2023.

Paraná Clube

Tradicionalíssima, a Macaca está na série A2 paulista. A missão é clara: se redimir do rebaixamento inesperado em 2022 e voltar a elite estadual.

Ponte Preta

Quinto maior vencedor do Campeonato Carioca, o América está atolado numa crise que parece sem fim. Sob muitos protestos de torcedores por mais transparência, o Mecão amarga a segunda divisão estadual.

América-RJ

Com 10 títulos, o Canarinho é o terceiro maior campeão do campeonato baiano. Tinha tudo para bater de frente com a dupla BaVi, mas não resistiu a evolução do futebol. Hoje, o clube está se reestruturando para voltar.

Ypiranga-BA

Segundo maior campeão piauiense com 17 taças, o Leão rubro-negro é outro que parece estar no fundo do poço e sem perspectiva futura. Foi rebaixado no estadual de 2022 com a pior campanha de sua história.

Flamengo-PI

O "campeão do centenário" é um dos times mais tradicionais de Pernambuco, mas passa por uma fase delicada. Hexacampeão estadual e primeiro vencedor de um torneio interestadual no NE, o alviverde luta por dias melhores.

América-PE