Chelsea e Bayern de Munique viveram semana agitada. Ambos os gigantes europeus tiveram trocas de treinador em meio a temporada, o que é raro para os clubes.
O Bayern demitiu Julian Nagelsmann e anunciou Thomas Tuchel, o Chelsea demitiu Graham Potter e tem Nagelsmann como prioridade para assumir seu lugar no comando.
Nagelsmann tem uma curta, mas já reverenciada carreira no futebol, sendo extremamente prestigiado em todo o mundo. Não atoa já dirigiu o Bayern de Munique e é forte candidato ao trabalho do Chelsea.
Nagelsmann tentou a sorte como jogador. Com 1,89 de altura, atuou como zagueiro nas divisões de base do Augsburg e do 1860 Munique. Neste primeiro clube, inclusive, foi treinado pelo homem que o substituiu no Bayern, Thomas Tuchel.
As lesões foram um problema para Nagelsmann, ele lesionou o mesmo joelho duas vezes antes dos 20 anos, gerando um problema no menisco. Ele decidiu encerrar a carreira e focar nos estudos para virar treinador.
Nagelsmann concluiu os cursos para virar treinador na Alemanha como o melhor de sua turma. Em segundo lugar, ficou o italiano Domenico Tedesco, hoje na seleção belga.
Nagelsmann é o treinador mais jovem a atuar na Bundesliga aos 28 anos de idade e na Champions League aos 31. Recordes que dificilmente serão batidos.
A Versus lista agora os números de Nagelsmann em seus 3 trabalhados até o momento. O Chelsea negocia sua contratação, mas ainda não há confirmação.
Em 3 anos e meio de trabalho na equipe, entre 2016 e 2019, Nagelsmann somou 136 jogos com 55 vitórias, 43 empates e 38 derrotas.
A equipe de Leipizig alcançou seus melhores resultados sob o comando do jovem treinador. Em 2 anos de trabalho foram 95 jogos com 54 vitórias, 22 empates e 18 derrotas.
No seu trabalho mais importante até o momento, Nagelsmann nunca foi unanimidade. Foram cerca de 2 anos de trabalho com 84 jogos, sendo 60 vitórias, 14 empates e 10 derrotas.