O PAI GOKU

Dragon Ball é um dos animes mais queridos pelos fãs e seu protagonista Goku é tido como um dos melhores personagens principais já criados. 

Querido pelos fãs 

No decorrer de Dragon Ball, Goku tem dois filhos com Chichi, Gohan e Goten, muitos acabaram abraçando a teoria de que Goku é um péssimo pai, pois teoricamente ele está ausente e se importa mais com as lutas do que com a família. 

Um pai ruim? 

A Versus traz alguns momentos de Dragon Ball que provam que Goku não é um pai tão ruim no fim das contas. 

Nem tanto

Entre o fim de Dragon Ball e o início de Dragon Ball Z, 4 anos se passam, Gohan nasce nesse meio tempo.  Durante todo esse período, Goku se dedica exclusivamente a Chichi e ao seu filho.

Dedicação exclusiva 

A primeira morte de Goku diante de Raditz é um esforço visando salvar Gohan e todos os habitantes da terra. Visto que a ideia de Goku em se sacrificar, surge após seu irmão atacar o filho. 

Sacríficio

Já na Saga de Cell,  o relacionamento de Goku e Gohan é muito mais explorado quando os dois entram na Sala do Tempo. Pai e filho conversam e se divertem antes de treinar pesado. 

O treinamento 

Após o treinamento na sala do Templo na qual Gohan se transformar em Super Sayajin pela primeira vez,  Cell dá 10 dias para os Guerreiros Z se preparem. Neste período Goku usa de algum tempo para relaxar junto com Gohan , inclusive cumprindo a promessa de leva-lo para pescar.

Relaxar

Goku mostra acreditar no potencial de Gohan a ponto de abdicar de enfrentar Cell para que Gohan possa fazê-lo.  Ele inclusive dá uma semente dos Deuses a Cell, confiando que Gohan pode derrotá-lo até mesmo com força total. 

Confiança 

Goku se prova certo e Gohan derrota Cell com facilidade, mas se recusa a matá-lo e continua o torturando. Cell então resolve se auto destruir. Goku então se sacrifica mais uma vez. Antes de morrer ele faz questão de ser desculpar com Gohan e pede pra que ele estenda as desculpas a Chichi. 

Mais um sacríficio

Antes de se teleportar junto com Cell, Goku se despede rapidamente de seus amigos, só para passar mais tempo falando justamente com seu filho. 

Ainda sobre Cell

A relação de Goku com Goten é mal explorada, pois Goten em si é um personagem mal desenvolvido. A única coisa que é explícita é que Goku não sabia que Chichi estava grávida quando decidiu se sacrificar. 

Goten

Após sua morte diante de Cell, Goku pede para não ser ressuscitado visto que sua presença parece atrair inimigos. Com isso, ele só conhece Goten quando o garoto já tinha 7 anos. 

Conhecendo

Goku retorna a terra por 24 horas para participar do torneio de artes marciais. Ele conhece Goten e imediatamente os dois se abraçam e até brincam. 

O abraço

Mesmo tendo somente 24 horas, Goku tira um tempo para ensinar Goten e Trunks a fazerem a fusão, ao invés de perseguir um desperto Majin Boo. 

Tempo bem gasto

Goku tem falhas como todo pai e sim, passou muito tempo ausente, mas por um motivo claro, estava morto.  Sempre que pode, se dedicou a seus filhos e os protegeu. 

Em resumo