De acordo com a ESPN, a Fifa autorizou, na manhã desta quarta-feira, a venda de Vitor Roque para o Palmeiras. A transferência envolve o Barcelona e o Real Bétis. A entidade máxima do futebol estava analisando o tema para decidir se a negociação aconteceria ou não.
Sendo assim, apesar do veto de La Liga e da Real Federação Espanhola de Futebol, a transferência pode acontecer. Os clubes envolvidos aguardam uma comunicação formal por parte da Fifa para caminhar para os passos finais da ida de Roque para o Palmeiras.
Segundo La Liga, o processo de transferências não cumpria o artigo 159 da RFEF, relativo a negociações de jogadores. O atacante não poderia ser reinscrito pelo Barcelona pela janela de transferências estar fechada. Porém, a Fifa analisou e interpretou que a operação é legal e deve acontecer.
Nesse sentido, Vitor Roque passará por um technical transfer (registro técnico), sendo reinscrito pelo Barcelona apenas para ser negociado em definitivo. O Palmeiras acredita que não terá problemas jurídicos com La Liga se concretizar a compra do jovem, já que não é filiado à entidade espanhola.
A negociação ainda depende do aval do Real Bétis. O clube também aguarda a posição da Fifa para entender como prosseguir com o tema. O negócio tem que ser concretizado até a próxima sexta-feira, quando fecha a janela de transferências no Brasil. A nova será aberta somente em junho, para a disputa do Mundial de Clubes.