Com Interestelar (2014) retornando às telonas por tempo limitado em comemoração aos 10 anos de lançamento do filme, muita gente anda relembrando os melhores momentos da produção que marcou o gênero de ficção científica. Veja algumas curiosidades sobre o longa.
Quando você pensar em reclamar sobre o tempo de renderização de um simples vídeo, lembre-se que a equipe de Interestelar teve que esperar até 100 horas para renderizar alguns dos frame finalizasse. Pra se ter ideia, Interestelar chegou a ter 800 terabytes de dados.
Um dos filmes mais marcantes da carreira de Anne Hathaway e de sua parceria com Nolan, Interestelar quase fez a atriz ter hipotermia durante as gravações. O momento aconteceu quando a equipe filmava uma sequência na Islândia.
Parceiro de longa data de Nolan, o compositor Hans Zimmer foi indicado ao Oscar pela trilha sonora de Interestelar. O trabalho, contudo, começou de um jeito inusitado: Nolan pediu a Zimmer para que ele fizesse a trilha sem dar muitos detalhes a respeito do filme.
Quem tem afinidade com o trabalho de Nolan, sabe que ele adora um efeito prático – e Interestelar está cheio deles. Um exemplo é a tempestade de poeira que vemos no filme, que foi feita a partir de papelão biodegradável.
Mais uma cena que não foi criada por efeitos visuais é a do milharal. Em uma das sequências iniciais do filme, vemos o carro de Cooper percorrendo uma plantação de milho -- que foi cultivada de verdade para dar mais veracidade à história.
Interestelar recebeu uma consultoria de peso. Nolan esteve na NASA com o intuito de realizar pesquisas para o filme, assim como também foi à base espacial do Elon Musk, a SpaceX.
Nolan também garantiu que os robôs usados em Interestelar tivessem “vida própria”. O modelo TARS que aparece ao longo do filme, por exemplo, foi controlado pelo ator Bill Irwin, que até esteve presente na concepção do design do robô.
As naves espaciais que você vê no filme, inclusive a Endurance, foram feitas a partir de miniaturas e escalas reais pela New Deal Studios. O objetivo de Nolan era contar com as peças reais para que as cenas se tornassem mais “palpáveis” nas filmagens.
Muito antes de Christopher Nolan assumir o comando de Interestelar, um outro diretor renomado estava atrelado ao projeto: Steven Spielberg. Spielberg começou o desenvolvimento do longa por volta de 2006 em parceria com a Paramount Pictures.
Graças a todo cuidado envolvendo os aspectos científicos do filme, Interestelar tem a representação mais “cientificamente correta” de um buraco negro no cinema até o momento.