A DC Studios confirmou que um dos próximos filmes integrados ao DCU de James Gunn será um longa dedicado ao Cara-de-Barro, um vilão geralmente associado às histórias do Batman. A ideia é mostrar a diversidade dos projetos do Capítulo 1 do DCU. Veja alguns fatos sobre ele!
Uma das coisas interessantes sobre Basil Karlo é que ele não foi originalmente transformado em um monstro de argila. Em sua primeira aparição, ele era um ator decadente envolvido em um caso de múltiplos assassinatos.
O nome do Cara-de-Barro original era Basil Karlo. O nome, Basil Karlo, foi claramente inspirado por Boris Karloff, que a maioria das pessoas deve conhecer como o "Monstro" nos filmes clássicos do Frankenstein.
Matt Hagen é o segundo Cara-de-Barro, e ele é o primeiro a demonstrar poderes de metamorfose. Hagen é um aventureiro que sofre mutação após encontrar uma piscina radioativa de protoplasma.
Existiram ainda vários outros Caras-de-Barro ao longo do anos, o que fez o original, Basil Karlo, montar uma equipe chamada "Quadra da Lama". Além de Karlo, o time inclui Preston Payne, Matt Hagen e Sondra Fuller, que representam diferentes eras e interpretações do Cara-de-Barro.
Por incrível que pareça, o Cara-de-Barro se casa com a Hera Venenosa, mas, infelizmente para ele, essa união não foi muito boa. Ao se casar com Hera, ele sente que chegou no topo do mundo, mas isso acaba se revelando apenas como uma manobra cruel da famosa vilã do Batman.
Em Batman: Silêncio, Jason Todd realizou um truque psicológico inesperado ao contar com a ajuda do Cara-de-Barro para se passar por ele e atormentar Bruce Wayne. Batman se deparou com Jason em um cemitério, levando-o a acreditar que o antigo Robin, dado como morto, havia retornado para confrontá-lo.
A versão do Cara-de-Barro de Matt Hagen também aparece em alguns episódios de Batman: A Série Animada, tornando-a uma das mais marcantes do personagem. Com poderes de metamorfose, Cara-de-Barro faz um vilão convincente.
A versão dos Novos 52 pega emprestado um pouco da animação. Aqui, Basil Karlo era um belo ator jovem que foi tragicamente desfigurado em um acidente de carro. Ele começa a usar produtor químicos e se torna o vilão.
Um dos momentos mais bizarros da história do Cara-de-Barro foi quando ele decidiu ir atrás de ninguém menos que a Mulher-Maravilha para absorvê-la. O motivo? Bem, ela foi feito a partir do barro por sua mãe, Hypólita, lembra? O vilão conseguiu extrair um pouco do seu poder.
Em um exemplo raro de um vilão realmente se reformando e se transformando em herói, Cara-de-Barro acabou e juntando ao Batman. Cara-de-Barro não foi forçado a isso e nem estava mentindo para pudesse sair do Asilo Arkham ou algo do tipo - trava-se de uma reforma real.