Um dos programas mais populares da televisão mexicana, Chaves fez um baita sucesso no Brasil quando começou a ser exibido pelo SBT na década de 1980, passando por gerações até o personagem se tornar um grande ícone da TV.
Contudo, a produção tem lá seus mistérios, como o fato de que, apesar todo mundo pensar que sim, Chaves não morava em um barril.
De acordo com a versão oficial canônica da produção (via Aventuras na História), o barril em que Chaves frequentemente estava nada mais era do que um local onde ele gostava de passar o tempo.
Isso significa que, sim, ele tinha uma casa, apesar do seriado não se preocupar muito com esse detalhe.
Ok, mas onde é que Chaves morava, então? Bom, a resposta tem relação com a trajetória do programa mexicano.
Isso porque, antes de marcar a história da emissora Televisa, o programa comandado por Roberto Bolaños, o intérprete do Chaves, era, na verdade, um quadro do Programa Chespirito intitulado El Chavo del Ocho (O Chaves do 8, em tradução livre).
O nome do quadro nada mais era do uma referência ao canal onde os telespectadores poderiam assistir ao programa (o número 8).
Mas isso mudou quando a TIM, emissora que exibia o programa de Bolaños, fundiu-se coma Televisa, o que resultou na troca de canal.
Assim, para manter o nome popular na mente do público, a equipe decidiu alterar o significado do número 8 no nome: ao invés de fazer referência ao canal, ele passou a marcar o endereço de Chaves na vila.