Brasileirão chega a oito técnicos portugueses

Histórico

Embora já não esteja no futebol brasileiro, Jorge Jesus foi o primeiro técnico português no século a passar pelo Brasil com sucesso. As prestações de JJ pelo Flamengo e futuramente de Abel Ferreira pelo Palmeiras levaram à chegada de novos técnicos lusitanos.

1 - Abel Ferreira

Abel Ferreira chegou ao Palmeiras em novembro de 2020, tendo conquistado duas Libertadores, um Brasileirão, uma Copa do Brasil, uma Recopa Sul-Americana, uma Supercopa do Brasil e um Campeonato Paulista.

2 - Vítor Pereira

Após ter atingido uma final de Copa do Brasil, um quarto lugar no Brasileirão e a melhor campanha na Libertadores desde 2012 pelo Corinthians, Vítor Pereira abraça um novo desafio no Flamengo, em 2023. Por agora, não conseguiu conquistar nenhum título.

3 - Luís Castro

Após o Botafogo ter subido para a Série A, Luís Castro assumiu o time, em 2022. Na primeira temporada, alcançou o 11º lugar, garantindo uma vaga na Sul-Americana. Na segunda temporada, não tem tido sucesso, tendo caído na primeira fase do Carioca.

4 - António Oliveira

António Oliveira assumiu em 2023 o terceiro clube brasileiro, o Coritiba, tendo passagens por Athletico Paranaense e Cuiabá. Pelo Athletico, deixou o time na semifinal da Sul-Americana, quando foi demitido, mas foi demitido, sendo que acabou por ser campeão. Conseguiu também fugir do rebaixamento com o Cuiabá. Pelo Coritiba, caiu nas quartas do estadual.

5 - Ivo Vieira

Ivo Vieira chegou ao Cuiabá na atual temporada e lidera o Campeonato Mato-Grossense invicto. Contudo, já foi eliminado da Copa do Brasil pelo São Raimundo.

6 - Pedro Caixinha

Pedro Caixinha é outro técnico que chegou em 2023 ao futebol brasileiro, embora não seja a primeira experiência no futebol sul-americano. Pelo RB Bragantino, segue vivo no Paulistão, mas já foi eliminado da Copa do Brasil.

7 - Renato Paiva

Renato Paiva chegou ao Bahia na atual temporada. Apesar das críticas e da eliminação da Copa do Nordeste, Renato Paiva está na final do Campeonato Baiano e segue vivo na Copa do Brasil.

8 - Pepa

Pepa chegou em março ao Cruzeiro e ainda não teve oportunidade de disputar qualquer partida.