Os maiores desastres ambientais do Brasil

Veja quais foram os desastres ambientais mais devastadores do país

Em 1980, no interior de São Paulo, as indústrias do polo petroquímico de Cubatão poluíram o ar, a água e o solo da cidade. Eram lançados toneladas de gases tóxicos diariamente no município, que foi considerado um dos mais poluídos do mundo pela ONU.

Vale da Morte em Cubatão 

Por conta de uma falha operacional da Petrobras em 1984, 700 mil litros de gasolina se espalharam na Vila Socó (atualmente São José), no interior de São Paulo. Duas horas após o vazamento, um incêndio gigantesco devastou a área, tomando conta da área de mangue da região. Oficialmente foram 93 mortos, mas os moradores acreditam que mais de 500 pessoas faleceram. Mais de 3 mil pessoas ficaram desabrigadas.

Incêndio na Vila de Socó em Cubatão

O maior e mais famoso acidente radiológico do Brasil aconteceu em 1987, em Goiânia. Dois catadores de reciclagem encontraram aparelho de radioterapia em uma clínica abandonada, o equipamento foi levado para um ferro-velho, onde o foi desmontado. Havia uma cápsula com o elemento radioativo do Césio na máquina, as pessoas que tiveram contato com o césio começaram a adoecer rapidamente, 4 pessoas faleceram e  129 pessoas foram contaminadas.

Acidente com césio-137 em Goiânia 

O tubo que ligava a Refinaria Duque de Caxias (Reduc) ao terminal Ilha d’Água, na Ilha do Governador rompeu, contaminando a área do manguezal e 25 praias, foram 1,3 milhão de litros de óleo combustível vazados, deixando uma mancha de óleo de 50 km² na Baía de Guanabara. O fato aconteceu em 2000.

Vazamento de óleo na Baía de Guanabara

Em 2000, após um dos dutos se romper, durante a transferência de petróleo do terminal marítimo de São Francisco do Sul, em Santa Catarina, para a Refinaria Presidente Getúlio Vargas (Repar), em Araucária, no Paraná, 4 milhões de litros de petróleo vazaram na bacia do Arroio Saldanha e nos rios Barigui e Iguaçu.

Vazamento de óleo nos Rios Barigui e Iguaçu no Paraná

O naufrágio da plataforma da Petrobras P-36 aconteceu no interior do Rio de Janeiro em 2001, por conta da falta de manutenção da plataforma, que contava com 1500 toneladas de óleo a bordo e causou a morte de 11 pessoas.

Naufrágio da plataforma P-36 na Bacia de Campos

No interior do Rio de Janeiro em 2011, por conta de uma perfuração que fracassou no poço no campo de Frade, foram 3700 barris de petróleo vazados na Bacia de Campos, afetando a fauna do local, entrando para história como uma dos piores desastres ambientais brasileiros.

Vazamento de óleo na Bacia de Campos

Um dos maiores incêndios que já aconteceram no Brasil, ocorreu no litoral de São Paulo durante a transferência dos tanques de combustível de gasolina e etanol, quando 6 tanques pegaram fogo, cada um com 10 mil m³ de combustível. O acidente aconteceu em 2015.

Incêndio na Ultracargo no Porto de Santos

O rompimento da barragem de Mariana, em 2015, é um dos incidentes que mais assustaram o povo brasileiro, foram  62 milhões m³ de lama que tomaram conta da cidade com o rompimento da Barragem do Fundão, sendo a maior tragédia ambiental do Brasil.

Rompimento da barragem do Fundão em Mariana

Esta tragédia sem dúvidas continua assombrando a mente dos brasileiros, sendo um dos mais impactantes desastres ambientais do Brasil, com 259 pessoas mortas e 15 desaparecidos. Isso aconteceu por conta do vazamento de 12 milhões de metros cúbicos de rejeitos, com o rompimento da barragem uma onda de lama tóxica devastou o município.

Rompimento da barragem Mina do Feijão em Brumadinho