O Manchester United oficializou o plano de construção do seu novo estádio, em um terreno adjacente ao atual Old Trafford. Pela primeira vez o clube inglês divulgou detalhes do projeto da recriação do antigo estádio, que teria capacidade para 100 mil. O estádio pode custar até 2 bilhões de libras (R$ 14,5 bilhões).
Segundo comunicado oficial, a construção iria muito além da parte esportiva e poderia gerar cerca de 90 mil empregos.
“A Foster + Partners, arquitetos líderes do Stadium District, ajudou a moldar as propostas sobre a melhor forma de utilizar o terreno ao redor do estádio para regenerar a área em um poderoso impulsionador de crescimento sustentável centrado em um campus esportivo, residencial, de entretenimento, empresarial e educacional”, disse o Manchester United.
Vale lembrar que a “Foster + Partners” é a mesma empresa de arquitetura que fez o projeto do novo Wembley. De acordo com a empresa de consultoria global Oxford Economics, os planos da United para regenerar o estádio podem gerar a economia de mais de £ 7 bilhões (R$ 51,8 bilhões).
Se a nova casa do United realmente conseguir a contemplação de 100 mil torcedores, será o maior estádio da Inglaterra, e o segundo maior de toda Europa. O estádio ficaria atrás apenas do novo Camp Nou, que poderá receber até 105 mil pessoas com assentos.