Os esportes olímpicos que correm risco de não seguirem nas próximas edições dos #JogosOlimpicos e um que não estará em Los Angeles 2028
o que corre sério risco é o boxe, modalidade tão tradicional e em atividade desde 1920, ainda participou em 1904 e 1908. O problema é que o COI não concorda com atual gestão da Associação Internacional de Boxe (AIBA) e descobriram evidências de corrupção generalizada, incluindo em Londres 2012 e Rio 2016. Ou seja, precisa de uma nova organização ou provar que estão aptos para gerirem o esporte. Esteve fora da programação inicial de esportes para Los Angeles 2028 e definição sairá sobre futuro será somente em 2025!
Outro esporte olímpico tradicional, o levantamento de peso também esteve fora da programação inicial de esportes para Los Angeles 2028. O problema também está na organização que gere a modalidade, e ainda a questão do doping excessivo, que incomoda o COI. Mesmo fora do programa inicial, teve uma reviravolta e o Levantamento de Peso deve estar em Los Angeles 2028, mas precisa ficar atento quanto ao futuro.
A pressão é grande para o Pentlato Moderno ser um esporte mais popular. Ele que está no programa olímpico desde 1912. Mas com a pressão é obrigado a fazer mudanças. Não esteve no programa inicial de Los Angeles 2028, mas estará presente depois de reviravolta. Entretanto no combinado que conta com esgrima, natação, tiro e corrida, o quinta elemento, o hipismo será retirado depois de maltratos com os cavalos, caso foi de uma treinadora alemã que socou o cavalo.
Existe uma pressão contra a tradicional modalidade, mas no primeiro momento é improvável que aconteça uma saída do Olympic Games. Ativistas questionam a modalidade, e explora denúncias de incidentes com o animal em seis equipes em #Paris2024. O Brasil mesmo foi eliminado por conta de um ferimento no cavalo.
No passado, o Polo foi retirado, e era tradicional. A modalidade está desde 1912, e já será retirada do pentatlo moderno por conta do tratamento. Mas em separado, ainda não foi debate do COI, que mantém a modalidade. Existe um abaixo-assinado liderado pela PETA, que já conta com mais de 80 mil inscritos, pedindo exclusão do Esporte.
O futebol masculino já não é tão atrativo nas Olimpíadas, são equipes sub-23 com três acima da idade. Mas rende valores interessantes para o COI. Está confirmado em Los Angeles 2028, mas Thomas Bach mostrou preocupação quanto as mudanças no calendário do futebol com Copa a cada dois anos e ressaltou:
"Se houver essa mudança de calendário haverá um calendário conflitante pela primeira vez em 2028. Teríamos que estudar o que significaria em termos de disponibilidade dos melhores jogadores"
Esporte testado em Paris 2024 não seguirá em Los Angeles 2028. Estreou justamente nesta edição pela força da modalidade de dança na França, entretanto não demonstrou tanto potencial para prosseguir.
O caiaque cross foi uma novidade da canonagem slalom - e a Ana Satila competiu obviamente - é uma disputa de caiaques em velocidade, ou seja, uma corrida de quem termina primeiro. Não tem detalhes sobre ficar em Los Angeles, mas foi bem legal. Sempre tem novas provas sendo testadas em Olímpiadas, como teve na canoagem anteriormente.