Conheça algumas novelas da Globo baseadas em histórias reais
A teledramaturgia brasileira é uma das melhores do mundo. Com isso, é normal que algumas produções sejam inspiradas na vida real. Conheça algumas novelas da Globo baseadas em histórias reais
De acordo com Manoel Carlos, a história nasceu de uma nota de jornal do interior do Ceará. Neste caso, mãe e filha haviam dado a luz no mesmo dia, e a mãe trocou os bebês ao saber que o neto tinha falecido.
A trama também saiu de uma notícia de jornal. No enredo, Camila é salva da leucemia pela medula da irmã caçula. Sua mãe Helena engravidou de Pedro justamente para isso. Uma história real muito parecida aconteceu nos EUA durante a década de 90.
Nazaré Tedesco foi inspirada no caso Pedrinho, que teve repercussão nacional em 2002. Tudo começou em janeiro de 1986, na maternidade Santa Lucia, em Brasília, quando uma criança foi levada da mãe e passou 16 anos desaparecido.
Ele foi localizado em Goiânia vivendo como filho de Vilma Martins Costa, com o nome Osvaldo Martins Borges, e a história dos pais movimentou o noticiário, levando Vilma a ser condenada a 19 anos e nove meses de prisão.
Na reta final, Constância (Patrícia Pillar) interna a filha Laura (Marjorie Estiano) num sanatório, para impedir que ela denuncie um esquema de corrupção no Judiciário. A autora Cláudia Lage confirmou, ao Gshow, que isso foi inspirado em histórias reais (+)
"Era uma prática comum no século XIX, que perdurou até o século XX. Os prontuários dos médicos eram impressionantes: 'A paciente apresenta grave obsessão por livros', 'desprezo pela família', 'excitação sexual nervosa', 'recusa em ter filhos'", disse a autora."
Glória Perez afirmou que o tráfico de pessoas era “um drama invisível” e por isso, ganhou destaque na novela. A história de empregadas que foram levadas a Israel para serem usadas como prostitutas foi inspiração para a trama de Jessica (Carolina Dieckmann)
Aguinaldo Silva se inspirou em um polêmico empresário português para escrever José Alfredo (Alexandre Nero). Joe Berardo é um colecionador de obras de artes e nunca teve a origem de toda sua fortuna totalmente revelada.
A trama mostra a chegada da família real portuguesa ao Brasil, fugindo das invasões napoleônicas. Além disso, a história aborda a luta pela independência do Brasil.