Eis uma frase doida: Robert Downey Jr., eternamente conhecido como o Homem de Ferro, será Victor von Doom, o Doutor Destino em Vingadores: Doomsday e Vingadores: Guerras Secretas.
O anúncio que pegou a todos de surpresa no últmo sábado representa uma das maiores apostas da Marvel até hoje. Seu principal herói será, agora, seu principal vilão.
Você talvez conheça o Doutor Destino dos filmes de Quarteto Fantástico dirigidos por Tim Story nos anos 2000, quando Julian McMahon intepretou (até bem) uma versão do personagem bem diferente das HQs.
Ali, ele ainda era um velho conhecido e rival de Reed Richards, e até certo ponto, um gênio rico. Os filmes, contudo, mal arranharam a superfície do que muitos consideram como o melhor vilão, se não o melhor personagem, da Marvel.
Agora, ele será interpretado por ninguém mais, ninguém menos, que Robert Downey Jr! Dito isso, veja à seguir algumas histórias para conhecer ele:
Essa história serve como uma ótima introdução para Victor von Doom. Aqui, você tem a apresentação do personagem desde sua infância até a juventude, onde ele conhece Reed Richards e Ben Grimm, até sua ascensão ao trono da Latvéria.
Talvez o feito mais famoso do Doutor Destino. Nessa história, Victor von Doom (acompanhado de Stephen Strange) vai até o inferno arrancar a alma de sua mãe dos braços do demoníaco Mefisto.
Se você quiser ler a melhor era do Quarteto Fantástico, e por tabela uma das melhores eras do Doutor Destino, não há erro: a saga de Jonathan Hickman, que estabeleceu muito dos pilares modernos do grupo, como a Fundação do Futuro.
Essa é a recomendação que mais diretamente se relaciona ao que vai acontecer no cinema. Aqui, Destino tem um papel importante no fim do multiverso e na criação do Mundo Bélico, onde ele é rei, imperador e deus.
O que acontece com Doutor Destino depois de Guerras Secretas? Ele decide virar o Homem de Ferro. Aqui vemos o vilão assumindo as armaduras do herói quando este está debilitado. É o inverso do que rolará nos cinemas.