Durante os anos do universo da Marvel, muitos personagens mudaram de lado, incluindo alguns vilões, que se tornaram heróis. Veja, à seguir, alguns exemplos (Via: O Vício).
Emma Frost surgiu como uma perigosa vilã nos quadrinhos. Com o passar dos anos, no entanto, Emma se envolveu com os X-Men, até mesmo servindo como professora da Geração X e se tornou heroina.
Venom surgiu da união entre o traje simbionte que havia sido abandonado por Peter Parker, e de Eddie Brock, um jornalista que culpava o Homem-Aranha pelo fim de sua carreira. Mas, ele sempre flertou com o heroísmo. Hoje, é um anti-herói.
Os momentos finais da vida do Doutor Octopus foram gastos lançando um plano final sombrio ao trocar sua mente com a de Peter. Mas ao fazer isso, ele se inspirou para se tornar o Homem-Aranha Superior, um tipo de herói... um pouco mais violento.
A Feiticeira Escarlate começou como uma vilã relutante que foi uma das primeiras recrutas da Irmandade de Mutantes de Magneto. Mas, tempos depois, ela e seu irmão, Mercúrio, se juntam aos Vingadores.
Assim como a Feiticeira, Mercúrio também era da Irmandade de Mutantes e se juntou aos Vingadores. No entanto, ele não ficou tanto tempo quanto ela na equipe. Entre idas e vindas, ele pode ser mais associado ao seu período ccm o X-Factor.
Magneto era movido por sua paixão pela sobrevivência de sua espécie, e ele seguiria os caminhos mais sombrios e lutaria contra os humanos para proteger os mutantes. Ao longo dos anos, passou a flertar com a convivência.
A Viúva Negra surgiu nos quadrinhos como uma vilã. Ela e o Gavião Arqueiro eram uma dupla e ela se apixonou por ele, até que a Sala Vermelha a capturou e fez lavagem cerebral nela. O Gavião, com os Vingadores, a ajudou e ela se tornou heroina.
Isso pode surpreender alguns fãs, mas o Gavião Arqueiro era um vilão quando apareceu pela primeira vez. Ele e a Viúva Negra até tentaram roubar a tecnologia do Homem de Ferro. Após o sequestro da Viúva, iniciou seu arco de heroismo.
Abandonada e desesperada com seus poderes, inicialmente Vampira era uma vilã, junto com sua mãe adotiva, Mística e a Irmandade de Mutantes. Até que ela se envolveu com os X-Men e Charles Xavier a trouxe para o lado bom.