REGIÕES DO BRASIL PODEM FICAR SUBMERSAS ATÉ 2100

ALERTA

Nos últimos tempos, a NASA tem nos alertado sobre o fato de o oceano estar subindo. O que significa que o nível global do mar está aumentando.

A empresa fez alguns estudos e descobriu que entre 1993 e 2023, o nível subiu cerca de 9,4 centímetros. Isso dá uma média de aumento de 0,3 centímetros por ano, mas nos últimos dez anos, a média subiu para 0,42 centímetros por ano.

O estudo

Além disso, uma pesquisa feita pela Climate Central, organização sem fins lucrativos dos EUA, revela que  cerca de 50 grandes cidades ao redor do mundo podem ser inundadas pelo aumento do nível do mar.

50 cidades

Isso acontecerá se continuarmos emitindo gases de efeito estufa no ritmo atual, o que pode levar a um aquecimento global de 3°C.

Como assim?

Com um aumento de 3°C na temperatura global, estima-se que a linha de maré alta possa avançar sobre as áreas onde vive aproximadamente 10% da população mundial atual.

10% da população

O Brasil também não escapará dessa situação. Segundo o estudo, áreas costeiras das regiões Sul, Sudeste, Norte e Nordeste do país estão sob alerta, pois serão severamente impactadas pelo aumento do nível do mar.

No Brasil

O Rio Grande do Sul era uma das regiões que sofriam a ameaça. Enchentes como as que vemos atualmente seria, infelizmente, "naturais".

Rio Grande do Sul

Além disso, o estado do Pará, na Região Norte do Brasil, é apontado como um dos locais mais afetados pelo avanço do mar. Grande parte da ilha de Marajó está prevista para ficar submersa, assim como áreas das cidades de  Belém e Bragança.

Pará

No Maranhão, parte da costa de São Luís e as ilhas de Santana e Carrapatal estão previstas para ficar completamente submersas até o ano de 2100. Além disso, espera-se que o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses seja parcialmente encoberto.

Maranhão

No Amapá, espera-se que a água do mar encubra a Reserva Biológica do Lago Piratuba e a Ilha de Maracá, assim como a cidade de Oiapoque e algumas áreas da capital  Macapá, banhadas pelo Rio Amazonas.

Amapá

No Rio de Janeiro, áreas como a Ilha do Governador, Duque de Caxias e Campos Elíseos enfrentam o perigo de ficarem submersas. Campos dos Goytacazes e Cabo Frio também serão atingidas pelo aumento do nível do mar.

Rio de Janeiro