Jogos de luta já foram um dos gêneros mais populares em termos de jogos competitivos, mas com o passar dos anos e com a chegada de novos tipos de jogos, eles acabaram tendo sua popularidade reduzida. Mesmo assim, existem alguns clássicos que são bons até hoje.
Sailor Moon S foi lançado em 1994 para Super Famicom e desenvolvido pela Arc System Works. É um jogo com um elenco de 9 personagens e cada uma tem uma estratégia de combate única.
Killer Instinct não é uma franquia muito marcante nos dias de hoje, mas ainda assim seu primeiro jogo, lançado no Super Nintendo em 1994 continua um jogo de luta extremamente divertido e complexo.
Enquanto a maior parte dos jogos de luta apostam em golpes absurdos e personagens carismáticos, Bushido Blade aposta no realismo, fazendo com que ele seja uma das experiências de jogos de luta mais únicas até hoje.
A SNK já teve sua era de ouro com uma variedade de grandes jogos, principalmente de luta. Entre eles a franquia Samurai Shodown se destaca com combates rápidos, personagens únicos e uma jogabilidade bem focada em batalhas com armas.
Ultimate Mortal Kombat 3, uma versão atualizada do jogo original, e é considerada até hoje um dos pontos altos da franquia. Além de trazer personagens como Scorpion, Kitana, Jade e Reptile de volta, temos ao todo 27 lutadores.
The King of Fighters por muito tempo foi a franquia de luta mais popular no Brasil e em outros países como o México. A versão de 98 é para muitos o jogo perfeito da franquia. Ele traz um elenco extenso e balanceado.
Super Smash Bros Melee é o segundo jogo da franquia e foi lançado em 2001 para Gamecube. Ele trazia de volta Mario, Pikachu, Zelda e Donkey Kong em seus combates, com lutas bem mais fluídas e mais personagens.
Street Fighter 3rd Strike é o jogo que fez com que Daigo, um dos jogadores mais populares do mundo tivesse seu nome escrito na história. No seu lançamento não foi muito popular, mas depois se tornou querido.
Capcom e a SNK tinham uma grande rivalidade. Essa rivalidade acabou rendendo alguns jogos espetaculares como foi o caso de Capcom vs SNK 2: Mark of the Millennium.
A parceria entre a Marvel e a Capcom rendeu inúmeras produções espetaculares. Mas nenhum deles consegue superar a qualidade e variedade de Marvel vs Capcom 2.