Conheça os poderes de um dos principais nomes de X-Men '97
Ao longo dos episódios de X-Men '97 a gente viu o Morfo se transformar em diferentes personagens, sejam eles mutantes, heróis ou vilões. E muita dúvida surgiu sobre os seus poderes. Mas o roteirista da série explicou tudo.
Nos quadrinhos, e nas temporadas da série original dos anos 90, o Morfo sempre copiou apenas a aparência física dos personagens.
Ele não tinha a habilidade de copiar seus poderes junto. E isso parece que foi alterado em X-Men '97, quando o Morfo usou a velocidade do Mercúrio.
O roteirista Beau Demayo, chefe da produção da série, tem uma explicação sobre essa mudança no herói: "Morfo está alterando sua densidade molecular para imitar habilidades físicas." Foi por isso que ele conseguiu emular a pele metálica do Colossus, as garras do Dentes de Sabre e a velocidade do Mercúrio.
Deixando ainda mais claro: Morfo não está copiando a habilidade do Colossus de transformar a pele em metal. Ele está copiando a aparência física. E usando seu poder para tornar a pele mais enrijecida, dura, resistente, emulando assim o efeito de metal.
Ele fez a mesma coisa quando assumiu as formas do Hulk e do Dentes de Sabre, por exemplo. Já quanto aos poderes do Mercúrio, é preciso a gente entender melhor quais são exatamente os seus poderes. Sua habilidade não é simplesmente correr rápido.
O Mercúrio possui um corpo todo projetado para lhe permitir correr rápido. Seus sistemas respiratório, vascular e tantos outros são adaptados para lhe dar essa condição. Além de um metabolismo mega acelerado. Tudo isso lhe dá condições de correr rápido.
Então quando o Morfo usou seus poderes para copiar o Mercúrio, ele não copiou apenas a aparência (características externas), mas também suas características internas. E foi por isso que conseguiu emular a velocidade do Mercúrio. Apesar do Pietro ser ainda mais rápido.
Apesar disso, o roteirista deixou claro também que o Morfo tem limites e que não consegue manter a aparência física e poderes dos outros mutantes por muito tempo. E isso teria sido mostrado no segundo episódio, em uma cena que foi cortada, após o confronto com o Executor X.
Na cena veríamos o Morfo lidando com o desgaste de assumir tantas formas diferentes. Sua pele estaria meio que derretendo, deixando claro a perda de controle dos próprios poderes e a fraqueza de usar o poder em excesso. Ou seja, ele tem limites.
Se o poder da pessoa possui origem física, por exemplo: garras, correr rápido, pele resistente e coisas do tipo, ele consegue emular. Mas se o poder for algo como: levitar coisas com a mente, controlar metais ou disparar rajadas de energia, ele não imita.