OS FILMES DE TERROR MAIS INFLUENTES DE TODOS OS TEMPOS

PARA SEMPRE

Nos acompanhando desde os primórdios do cinema, o horror se tornou um dos gêneros mais populares da produção cinematográfica. E nesse meio-tempo, mais de uma centena de filmes foram produzidos e alguns marcaram o cinema para sempre. Veja à seguir!

Muito antes do horror se estabelecer como um gênero em Hollywood, vários países fizeram diferentes experimentos. O expressionismo alemão nos ofereceu clássicos nesse sentido, e um dos filmes mais influentes é Nosferatu.

Nosferatu (1922)

A década de 30 foi muito importante, em grande parte graças aos vários filmes de monstros. Frankenstein até hoje é lembrado como um dos maiores clássicos do horror, sobretudo por lidar com o monstro de uma forma humanizada e trágica.

Frankenstein (1931)

Um dos filmes mais reconhecidos de Alfred Hitchcock é Psicose, de 1960, baseado no livro homônimo de Robert Bloch. Uma aula completa na construção de tensão, no uso da trilha sonora e até na representação da violência para a época.

Psicose (1960)

O clássico O Bebê de Rosemary até hoje arranca reações muito genuínas e extremas de seu público, ao narrar a história de uma mulher que se vê no centro de uma conspiração diabólica para trazer o filho do diabo ao mundo.

O Bebê de Rosemary (1968)

Considerado por muitos como "o filme mais assustador já feito", o lendário e atemporal O Exorcista, de 1978, é uma pérola que revela como a década de 70 foi chocante e provocativa para o cinema Hollywoodiano.

O Exorcista (1973)

O Massacre da Serra Elétrica, filme de 1974 dirigido por Tobe Hooper, abriu as portas para o subgênero que conheceríamos como slasher. É um dos grandes clássicos do cinema do gênero.

O Massacre da Serra Elétrica (1974)

Falando no slasher, o gênero em si só começaria "oficialmente" no ano de 1978, quando John Carpenter e Debra Hill se juntaram para criar a história de Halloween. O longa logo se tornaria um pináculo no cinema de horror Hollywoodiano.

Halloween: A Noite do Terror (1978)

Wes Craven é um dos nomes mais importantes no desenvolvimento do horror em Hollywood. Em 1996, quando o slasher já era um tipo de filme nas últimas, ele revolucionou tudo com Pânico, responsável por um completo renascimento.

Pânico (1996)

A Bruxa de Blair foi influente por uma série de razões - desde o uso do found footage como uma estética própria à sua campanha de marketing, uma das mais bem-sucedidas na história do cinema de terror.

A Bruxa de Blair (1999)