Mitos e verdades sobre tatuagens

Conheça alguns fatos e fakes sobre tatuagens

As tatuagens se tornaram uma moda no mundo todo, diversas histórias cercam essas artes, algumas não passam de mitos, mas outras são verdadeiras. Muitas pessoas afirmam as coisas sem ter certeza, mas é preciso mudar isso.

Antigamente, pessoas tatuadas eram marginalizadas e podiam, até mesmo, serem impedidas de realizarem concursos públicos e conseguirem alguns empregos. Sabemos que ainda existe muito preconceito, mas isso mudou muito.

Mito. Quem faz tatuagem pode, sim, voltar a doar sangue. Basta respeitar o período de 6 meses para se candidatar a doação, antigamente eram necessários 12 meses para se candidatar à doação sangue novamente.

"Não pode mais doar sangue"

Mito. Você só não pode fazer tatuagens que façam apologia ao crime, fora isso, não é proibido e nem impeditivo para assumir seu cargo público.

"Não pode fazer concurso público"

Mito. Qualquer tatuagem pode ser removida por meio de cirurgia, dermabrasão ou laser. As duas primeiras opções podem fazer a remoção de uma só vez, mas como deixam uma cicatriz definitiva, o laser é atualmente o tratamento mais escolhido.

"Tatuagem é para a vida toda"

Verdade. Uma alergia causada por um dos componentes colorantes de uma das suas tatuagens pode assumir diferentes formatos. Nestes casos, sintomas como vermelhidão, descamação e prurido são mais comuns.

"Reações alérgicas podem aparecer depois"

Mito. As tatuagens devem ser cuidadas como feridas abertas que demoram até duas semanas para cicatrizar. É preciso limpar com soluções desinfetantes, depois é só aplicar um creme.

"O risco de infecção não muda"

Mito. Após a fase de cicatrização da tatuagem os pelos voltam a crescer normalmente, eles não são afetados.

"Pelos não crescem no lugar tatuado"

Mito. A diabetes não é um impeditivo para alguém fazer tatuagens no corpo. Entretanto, os cuidados com a pele devem aumentar. Procure uma opinião médica para que ele analise qual a condição da sua pele.

"Diabético não pode se tatuar"

Verdade. O nível de dor muda de acordo com a região do corpo. Lugares como joelhos e cotovelos irão doer mais. Isso acontecerá porque os nervos ficam muito próximos da superfície da pele. Por isso, escolha bem a região que você deseja tatuar.

"Há partes do corpo que doem mais"