Brincadeiras de rua que as crianças de hoje em dia não conhecem

Relembre algumas brincadeiras que as crianças de hoje não brincam

Quando crescemos e viramos adultos, guardamos em nossos corações as brincadeiras que marcaram nossa infância. Jogar bola, pular corda, amarelinha, pique-esconde, pega-pega, soltar pipa, taco, patins, bicicleta, carrinho de rolimã e etc.

Que tal lembrarmos agora destas brincadeiras que marcaram a nossa infância e que as crianças de hoje em dia não conhecem nenhuma delas?

Acredita-se que a amarelinha tenha sido inventada pelos romanos, já que gravuras mostram crianças brincando de amarelinha nos pavilhões de mármore nas vias da Roma antiga.

Amarelinha

A brincadeira é composta por cantigas, o que traz ritmo, dança e música para o dia a dia das crianças. Os textos das cantigas são simples com versos rítmicos, o uso da repetição é algo que atrai a garotada

Brincadeiras de roda

Ciranda Cirandinha é uma das cantigas folclóricas mais antigas, deve ser realizada em roda e de mãos dadas, as crianças precisam cantar e tocar. No final da canção, um colega é escolhido para ficar no meio da roda.

Ciranda, cirandinha

Esconde-esconde é uma brincadeira infantil, na qual enquanto uma pessoa fica com os olhos fechados contando até certo número combinado com os participantes, os demais participantes se escondem.

Pique-esconde

O bambolê foi criado no Egito há três mil anos e era feito com fios secos de parreira. As crianças egípcias imitavam com os bambolês os artistas que dançavam com aros em torno do corpo.

Bambolê

Muitas vezes são usadas como objeto de jogos para crianças, porém seu uso em espetáculos artísticos demonstra que também podem ser fascinantes para os adultos.

Bolha de sabão

Pular corda é uma brincadeira muito comum que pode ser feita por uma ou mais crianças. Você  deve balançar uma corda abaixo do pé e acima da cabeça.

Pular corda

Telefone estragado ou telefone sem fio é uma tradicional brincadeira popular, na qual uma pessoa fala uma palavra ou frase ao ouvido de outra pessoa ao seu lado, de modo que os demais participantes não escutem ou descubram imediatamente qual é o “segredo”.

Telefone sem fio