Conheça algumas curiosidades interessantes sobre o estádio do Santos.
Um ano antes de o estádio ser construído, em 1915, o bairro onde ele se localiza recebeu o nome do ex-prefeito Belmiro Ribeiro de Moraes e Silva.
O dia 14 de fevereiro é oficialmente conhecido na cidade como dia da Vila Belmiro e está diretamente ligada ao tradicional bairro de Santos e ponto de encontro oficial dos torcedores.
Entre os anos 1950 e 1960, uma turma de torcedores iam à Vila torcer contra o time. O grupo se juntava para criticar o radialista Ernani Franco, que fazia as narrações dos jogos na época.
Em 1950, a casa do Peixe serviu de palco para a luta entre os pesos pesados Joe Louis e Tommy Giorgio.
A Vila foi o local onde aconteceu o primeiro jogo de futebol televisionado do Brasil. Em 1955, a Rede Record transmitiu uma partida do Paulistão entre Santos e Palmeiras.
Em 1930, o Santos conseguiu a marca de 25 partidas invictas no estádio da Vila Belmiro. O jornalista Antônio Guenaga, da A Tribuna apelidou o estádio de Alçapão.
Com arquibancadas e estruturas feitas de madeira, e arame farpado para separar os torcedores do campo, o estádio foi uma grande conquista para o time na época e se modernizou com o passar do tempo.
Em 1929, o juiz designado para a partida passou mal e não pôde continuar na função. Assim, Urbano Caldeira assumiu a responsabilidade e deu continuidade ao jogo.
Antes de ter o nome de Vila Belmiro, o bairro era conhecido como Vila Operária e tinha uma população composta por imigrantes japoneses, que se dedicavam ao cultivo de tomate
A estreia do estádio, marcada para o dia 12 de outubro de 1916, não aconteceu. Isso porque o jogo marcado para a ocasião foi adiado por conta de uma chuva muito forte.