Com a possível saída do lateral-esquerdo Felipe Jonatan que interessa ao Fortaleza e também tem o interesse de Grêmio e Bahia, a diretoria santista busca reposição do setor. No atual elenco, Dodô que ainda não foi relacionado em nenhum jogo do Campeonato Paulista, o técnico Fábio Carille tem Hayner, que atua de forma improvisada. O recém contratado Rodrigo Ferreira junto ao Mirassol é lateral direito, mas também vem fazendo boas atuações nos treinos, pela esquerda.
Atento ao mercado, a diretoria santista consultou a situação do lateral-esquerdo Matheus Bidú, do Corinthians, por empréstimo, chegando apenas em julho, segundo informação do Portal Meu Peixão.
Matheus Bidú não foi inscrito no Campeonato Paulista e ficou 112 dias fora dos gramados. Seu retorno foi em partida amistosa contra o Londrina, onde durante a partida, deu uma assistência na vitória do time da capital paulista.
Com pouco espaço no Corinthians, Matheus Bidú foi destaque no Cruzeiro em 2022, quando o time mineiro garantiu acesso à Série A de 2023. Aos 24 anos, o jogador é considerado experiente, por já ter atuado na Série B em outras edições, e chegaria em um setor delicado do time santista.
O Santos no segundo semestre terá apenas o Campeonato Brasileiro da Série B em disputa. Aestreia será no dia 19 de abril na Vila Belmiro, contra o Paysandu, sem a presença de público, devido a punição imposta pelo STJ, em decorrência dos atos de vandalismo na última rodada do Campeonato Brasileiro de 2023, que culminou no rebaixamento do Santos.