'Batman: O Retorno', de Tim Burton, é até hoje aclamado pelos fãs da DC por conta da seriedade do filme e das caricatura dos personagens. No entanto, as coisas poderiam ter sido um pouco diferentes.
De acordo com o Collider, a escalação do Pinguim em Batman: O Retorno esconde uma história bastante peculiar.
Inicialmente, o filme teria uma abordagem mais tradicional do Pinguim, o que significa que ele provavelmente seria mais próximo do mafioso que vemos nos quadrinhos.
Com isso em mente, o diretor Tim Burton pensava em um grande nome para o papel: Marlon Brando.
No entanto, a Warner Bros. não gostava da ideia, e sugeriu um nome que estava mais em alta: Dustin Hoffman. Quem também não gostava da ideia de Marlon Brando interpretar o Pinguim era Bob Kane, o co-criador do Batman nos quadrinhos.
Sem chegar a um consenso, Tim Burton optou por seguir um caminho totalmente diferente do que ele já pensava em fazer.
O cineasta convidou o roteirista Daniel Waters para reescrever completamente o roteiro, trazendo, entre outras coisas, um aspecto mais sobrenatural e distorcido para a origem do Pinguim.
Para essa versão, Burton não pensou duas vezes antes de escalar Danny DeVito, que aceitou o papel e o interpretou de maneira marcante.
'Batman: O Retorno' está disponível na Max e pode ser assistido pelos fãs que desejaram. Com uma Gotham sombria e uma pegada extremamente séria, o filme é um marco para os cinemas e para o Batman nas telonas.