Conheça agora algumas curiosidades interessantes sobre o maior planeta do Sistema Solar.
Júpiter é o maior planeta do sistema solar e o quinto planeta a partir do Sol. O gigante gasoso apresenta belas camadas de nuvens em faixas, um conjunto de anéis finos e empoeirados, a famosa Grande Mancha Vermelha e dezenas de luas variadas. Mas você conhece mais detalhes deste planeta peculiar?
Sendo o quarto objeto mais brilhante no céu da Terra, (depois do sol, da Lua e de Vênus) Júpiter é conhecido desde os tempos antigos. Nosso nome moderno para o planeta é derivado do rei romano dos deuses, Júpiter.
Júpiter é duas vezes e meio mais massivo do que todos os outros planetas do sistema solar combinados e é composto principalmente de hidrogênio e hélio, de acordo com o Observatório Europeu do Sul.
Como ele gira extremamente rápido, completando um único dia em menos de 10 horas, sua atmosfera externa é separada em longos cinturões de material mais brilhante e mais escuro.
Júpiter orbita a uma distância média de 778 milhões de km do Sol, de acordo com a NASA. Um ano em Júpiter dura 11,86 anos terrestres.
As espaçonaves Pioneer 10 e 11, lançadas em março de 1972 e abril de 1973, respectivamente, estudaram o cinturão de asteroides e passaram por Júpiter, coletando informações sobre seus intensos cinturões de radiação e tirando algumas fotos iniciais.
Atualmente, existem 53 luas nomeadas de Júpiter, com mais 26 luas aguardando nomes oficiais. A maior lua de Júpiter, Ganimedes, também é a maior lua do sistema solar, sendo maior que o planeta Mercúrio.
A NASA considera a lua de Júpiter Europa, que é coberta por uma concha de gelo que envolve um enorme corpo de água líquida, um dos lugares mais prováveis para encontrar vida extraterrestre no sistema solar.
"Para os romanos, o deus Júpiter seria o deus dos deuses, como Zeus o é para os gregos, e filho de Saturno, que seria Cronos na Grécia."