No vasto universo de "Avatar", personagens emblemáticos transcendem gerações, deixando um impacto duradouro na mitologia e na narrativa. Entre esses indivíduos notáveis está Kya, a filha do lendário Avatar Aang e de Katara. Veja alguns fatos sobre ela!
Na maioria das vezes, os nomes em Avatar carregam consigo algum significado. Kya recebeu o nome da mãe de Sokka e Katara, que foi morta durante um ataque da Nação do Fogo.
Ela desenvolveu uma conexão mais forte com sua mãe, Katara, já que ela nasceu com a habilidade de dobra de água. Katara então a ensinou a desenvolver suas habilidades de combate e cura com a dobra de água até a proficiência.
Kya, originalmente, seria a irmã mais velha, a julgar por algumas das árvores genealógicas divulgadas pela Nickelodeon. No entanto, por alguma razão, essa distinção foi transferida para Bumi, colocando Kya como irmã do meio.
Ao longo da série, vemos que Kya tem um vínculo especial com sua sobrinha Jinora. Esse vínculo era imensamente forte, especialmente depois que o espírito de Jinora deixou seu corpo, e Kya foi deixada para cuidar dela.
Kya é facilmente a melhor curandeira de A Lenda de Korra. Ela conseguiu manter Jinora viva por semanas, apesar de seu espírito não estar mais preso ao seu corpo e foi capaz de tratar o ferimento na cabeça de Bumi sem que a água o tocasse.
Kya era muito mais versada em assuntos espirituais do que qualquer um de seus irmãos. Ela era uma mestra em meditação, pois era a principal instrutora do templo do ar, sabendo como usar a ioga a seu favor.
De acordo com o cocriador Bryan Konietzko, Kya foi desenvolvida tendo como referência os hippies - algo que ele quis refletir em seu jeito despreocupado. Kya tem uma personalidade livre.
O estilo combate de Kya é totalmente defensivo. Ela poderia atacar ofensivamente quando precisasse, mas em geral, isso era mais uma forma de contra-ataque do que um ataque por si só.
Kya não recebia a devida atenção do pai, afinal a sua dobra não era de ar. Ela sempre teve muito mais intimidade com Bumi do que com Tenzin, já que Bumi (que nasceu sem qualquer habilidade de dobra) era também ignorado por Aang.
Nos quadrinhos, há uma cena em que Kya não apenas expressa seu apoio ao relacionamento de Korra e Asami, mas também fala sobre suas próprias experiências ao se assumir gay para Aang e Katara, algo que nunca foi mencionado na série.