Whisky A Go-Go: Letra original do clássico brasileiro seria diferente

Whisky a Go-Go é inegavelmente um dos grandes clássicos do rock brasileiro. Contudo, a história poderia ter sido diferente, visto que o refrão poderia ter sido outro.

Um clássico

Segundo relata Ricardo Feghali, integrante do Roupa Nova, a letra da música poderia não incluir o popular "Eu perguntava 'Do You Wanna Dance?'".

Do You Wanna Dance?

"Tem uma história que é a da música ‘Whisky A Go-Go’ que é a seguinte. Ela não era do jeito que ficou. O refrão era assim: "Mas não faz mal / Se faz doer / Tudo bem". Pensamos que na verdade queríamos outra coisa.

Refrão original

Esse título faz referência a uma espécie de boate em Los Angeles onde o Johnny Rivers tocava ‘Oh Susie Q’. Tem só três acordes, estilo Mi, Lá e Si. Era bem rock n’ roll. Era algo simples e achamos que o refrão tinha de ser algo mais simples.

Fazer o simples

Estava ruim e decidimos trocar os instrumentos. Cada um foi para o instrumento do outro e ficou bem pior! [risos]. Aí, o Michael Sullivan surgiu com o refrão: ‘Eu perguntava do you wanna dance?’.

Origem do refrão

Nós mudamos o que era e a música virou um grande sucesso", disse Ricardo em entrevista ao Corredor 5, canal de YouTube com apresentação do produtor Clemente Magalhães.

Mudança com sucesso

Lançada pelo Roupa Nova no álbum Novas do Roupa, a música foi composta por Michael Sullivan e Paulo Massadas.

Composição

O grande sucesso e popularidade da música permitiu que esta fosse adaptada para o futebol.

Adaptação

Até hoje, versões alteradas de Whisky a Go-Go podem ser ouvidas em estádios de todo o Brasil. Grandes torcidas como as do Flamengo e do Grêmio entoam a música a plenos pulmões. 

A música no futebol