Contratado no final da temporada, o técnico Fábio Carille chegou ao Santos, com a missão de durante 2024, retornar o time para a Série A em 2025. A diretoria e comissão técnica fizeram uma reformulação de elenco, onde 15 reforços foram contratados e apenas o lateral Jorge, foi devolvido ao Palmeiras sem ser utilizado.
Neste início de trabalho, o técnico Fábio Carille vê o setor defensivo, como o mais ajustado, e não vê a necessidade de reforços no momento. Em entrevista ao Programa Baixada Esporte, da TV Santa Cecília, o técnico santista falou sobre o momento do setor defensivo, que no momento, não precisa de reforços. “Não precisa de reforços pro momento, mas estamos atentos na questão de perder jogadores. O Joaquim por exemplo, tem muitos clubes da Europa e também do Brasil estão atrás dele.”
O técnico santista também citou o zagueiro Jair, que vem sendo convocado para a Seleção Brasileira de Base, já tem clubes interessados no jogador e recentemente foi integrado ao time principal. “O Jair é um menino que tem ido pra Seleção (de Base), começou a treinar comigo esta semana e eu vou levar para o jogo de amanhã. Ele é agenciado pelo Giuliano Bertolucci, é um cara que tem força. Daqui a pouco, pode chegar uma proposta e não podemos ficar descoberto, e não deve acontecer agora. Se acontecer na janela (junho), nós temos um banco de dados de jogadores que nos coberte bem se acontecer isso, principalmente nas condições do Santos.”
Ciente do atual momento financeiro do Santos, o técnico santista afirmou que o Santos se necessário, fará contratações, mas sem grandes investimentos, fora da realidade financeira do clube. “Temos que ser realista em buscar jogadores que atendam as nossas expectativas, mas que caibam nas condições do clube. O presidente Marcelo vem fazendo um trabalho grandíssimo, mas sabemos que não tem o cofre aberto assim, pois tem muitas coisas a se acertar no clube. A gente tem que estar muito atendo no mercado e estamos com o banco de dados alí pronto, para o caso de perder algum jogador, não só zagueiro, mas também nas demais posições.”
Para o Campeonato Brasileiro Série B, o Santos deve buscar reforços, em menor quantidade que no Paulista, com contratações pontuais, sem grandes investimentos. O técnico santista não descarta saída de jogadores na abertura da janela de transferências.