Rafael Ribeiro, titular do Figueirense na primeira fase do Catarinense, assumiu a camisa três do time e tem sido indiscutível na defesa alvinegra. O zagueiro participou de nove dos 11 jogos do estadual e conversou sobre o grande momento que vive no clube.
O jogador chegou no Figueirense no início da pré-temporada, ainda em dezembro de 2023, e desde então treina no time principal. Ele destaca a importância desse período de trabalho para a solidez defensiva do time e reafirma seu compromisso com o clube.
“Com certeza é fruto do trabalho. A gente vem trabalhando forte desde o início da pré-temporada e conseguimos este entrosamento e eu sigo trabalhando firme todos os dias para dar o meu melhor pelo Figueirense.”
Apesar de ser destro, Rafael passou por uma adaptação no Figueirense e tem jogado do lado esquerdo da zaga. Mesmo assim, ele afirma que não sente dificuldades e fica à vontade para cumprir essa função.
“Como você disse, posso jogar dos dois lados. Durante minha carreira, sempre me coloquei à disposição dos treinadores para ajudar o clube da melhor forma possível. Até por isso, acabei me adaptando a jogar tanto do lado direito como do lado esquerdo.”
Com uma sequência positiva na primeira fase, o Figueirense acumulou seis jogos de invencibilidade e cinco sem sofrer gols. O time sofreu apenas dez gols, demonstrando consistência defensiva. A equipe variou seu estilo de jogo ao longo da competição, alternando entre defesa com duas linhas de quatro atletas e uma saída de bola com três jogadores.
“O professor treina conosco as variações de jogo e a gente tenta seguir ao máximo as orientações dele nas partidas. Particularmente, acredito que tenho conseguido cumprir meu papel dentro de campo.”
Sendo um dos atletas mais experientes do grupo, Rafael também comentou sobre a baixa média de idade da equipe, ressaltando que isso não tem afetado o desempenho do time, com todos fazendo sua parte.
“Acho que tem espaço para todos no elenco. Dos mais jovens aos mais experientes, um completa o outro. Temos um grupo jovem, mas os atletas mais experientes estão cumprindo bem seu papel e dando solidez ao time.”
O Figueirense volta a campo no próximo domingo, em Itajaí, contra o Barra, às 17h. Para a partida, Rafael poderá retornar à equipe do Figueirense. Ele perdeu os últimos dois jogos devido à suspensão e também por sentir desconforto muscular.