Avatar: A Lenda de Aang tem uma figura central de vilania em Ozai, o Senhor do Fogo. No entanto, como Ozai é uma figura muito mais intocável por grande parte da série, é sua filha Azula quem acaba agindo como a principal antagonista. Conheça um pouco mais dela!
Azula é uma dobradora de fogo incrivelmente talentosa, tendo aprendido 14 formas de dobra a mais que seu irmão antes mesmo de completar dez anos. Azula é poderosa o suficiente para enfrentar vários dobradores ao mesmo tempo.
Azula é a única personagem conhecida em toda a franquia (incluindo A Lenda de Korra) a criar chamas azuis. Esta é uma marca do quão habilidosa ela é e quão forte pode ser seu domínio do fogo.
Se o Avatar for morto enquanto estiver no Estado Avatar, ele deixa de existir. Em uma batalha, ela matou Aang enquanto ele estava no estado Avatar. Mais tarde, trouxeram ele de volta, mas ela quase matou ele para sempre.
Azula é uma gênia tática muito além da sua idade. Mas sua educação extremamente rígida e focada em ser uma arma lhe custou algumas habilidades sociais. Ela é socialmente inapta e não consegue, por exemplo, flertar com ninguém.
Mesmo sem amigos, Azula teve ao lado dela por muito tempo Mai e Ty-Lee. Ambas tinham habilidades incríveis, e mais tarde descobrimos que elas se conheceram na Academia Real da Nação do Fogo para Meninas.
Perto do final da série, a saúde mental de Azula piora bastante, a ponto de ela acabar sofrendo um surto psicótico. Azula passa a apresentar sintomas clássicos da esquizofrenia paranóica, incluindo alucinações.
Toph tinha uma habilidade especial para saber quando alguém estava mentindo através dos batimentos cardíacos. Isso só falhou com duas pessoas, e Azula foi uma delas. Ela tinha habilidades incríveis de controle de emoções.
Curiosamente, Azula praticamente evapora da história após sua passagem disfarçada como o mítico Kemurikage. Ela não é sequer mencionada em nenhum quadrinho ou romance posterior.